Logo Clínica Rubens do Val

O que é climatério

O climatério, como todo mundo sabe, é o estado em que a mulher tem perda dos hormônios de produção ovariana.

Acontecem muitas coisas indesejáveis nessa fase que podem ser perfeitamente recompostos com o tratamento adequado. Confira!

Libido

Perguntam-nos muito sobre libido, a gente costuma dizer que a libido você consegue fazer o tratamento com reposição hormonal adequada e às vezes, com algum outro hormônio associado você consegue recompor a libido.

Ressecamento vaginal

Outro problema que acontece no climatério também é o ressecamento vaginal. O ressecamento vaginal se deve pela falta de estrogênio a nível vaginal, leva a uma diminuição da lubrificação e há uma diminuição do colágeno que envolve essa vagina.

Relações sexuais mais dolorosas

Portanto, a vagina perde lubrificação e elasticidade no climatério. Com isso, as relações sexuais tornam-se mais doloridas, com dor ou com dificuldade.

Tratamento no climatério

Inicialmente se resolve com um creme lubrificante, só que isso acaba realmente atrapalhando a vida do casal levando a mulher até às vezes a fugir da relação sexual e põe até a culpa na libido, na verdade a culpa é da dor que ela sente.

Podemos tratar isso com a reposição hormonal, com estrogênios de uso vaginal tópico, com hidratantes vaginais e também hoje em dia com o laser de CO2 que é uma terapia inovadora e que melhora muito essa condição vaginal da mulher.

No laser de CO2 são feitas aplicações de laser indolores, leva a uma melhora do tecido de revestimento vaginal com o aumento em volta da lubrificação e leva também a uma melhora desse colágeno, melhorando, portanto a lubrificação e a elasticidade vaginal.

O que causa o tromboembolismo?

O tromboembolismo pode ser gerado também pelo uso de pílula nas pacientes com alterações genéticas.

É associado à pílula, piorado com o cigarro e também com o uso da idade.

Então, a gente preconiza que quem usa pílula não deve fumar e os pacientes com uma idade um pouco mais avançada também não devem usar a pílula.

O tromboembolismo pode levar a uma série de problemas, como as tromboses de membro inferior, tromboses pulmonares e para as gestantes pode levar aos abortos de repetição e até a óbitos fetais intrauterinos.

O que é Tricomoníase?

A tricomoníase é uma infecção vaginal sexualmente transmissível, causada pela bactéria Trichomonas.

Sintomas

Pode também levar a quadros graves de infecção ginecológica, como infecções de trompas, pélvicas e abscessos pélvicos até com internação hospitalar para tratamento disso.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é basicamente clínico, com o exame ginecológico você consegue diagnosticar. Embora você também possa fazer a coleta e o PCR desse material para diagnosticar a infecção.

O tratamento é simples, antibiótico em dose única, casos mais graves necessitam de antibiótico por mais dias, antibióticos injetáveis e até internação.

Como prevenir a tricomoníase?

Usando preservativo.

Ao fundo da imagem, há o Dr. Rubens do val com seu filho.

O que meu filho vai ser quando crescer? Essa é uma das preocupações mais comuns entre os pais desde os primeiros anos de vida de seus filhos. E, por incrível que pareça, além dos valores, muitos filhos herdam de seus pais a paixão pela mesma profissão, e seguem o mesmo caminho da pessoa que mais os inspira.

Estudos revelam que, quando os filhos sentem admiração pelo que os pais fazem, desejam ser profissionais tão excelentes quanto eles, e sentem que serão muito felizes na mesma área.

Alguns pais acabam se assustando com a notícia de que o filho seguirá seus passos, mas a maioria incentiva, e no fim, acaba se orgulhando. E foi exatamente assim na família Do Val.

Dr. Rubens do Val, médico ginecologista obstetra, já atuava na área quando seu filho, também Rubens do Val, deu início à faculdade de medicina. Ao finalizar o curso, ele decidiu seguir os passos de seu pai, e se tornou médico ginecologista obstetra.

E a ginecologia continuou atravessando gerações. O neto de Rubens do Val, Guilherme do Val, deu início a sua trajetória profissional seguindo o mesmo caminho de seu pai e seu avô, e contou com todo apoio e incentivo de toda a família.

Afinal, o que é implante contraceptivo?

O implante contraceptivo é um pet que você coloca no subcutâneo do braço e possui uma eliminação lenta da progesterona em baixa dose. Tem uma duração de três anos e uma eficácia excelente ao redor de 99%.

Pode ser usado por basicamente todas as mulheres perante a um exame clínico rigoroso. Qualquer mulher pode usar desde que passe por esse exame.

A tendência é levar o paciente a amenorreia, ou seja, parada das menstruações.

Efeitos colaterais

Não costuma ter grandes efeitos colaterais, exceto o efeito de alguns escapes que podem dar, ou seja, a paciente tem algumas perdas sanguíneas de pequeno volume.

Quem pode usar o implante contraceptivo?

Indica-se esse tipo de método, como diminui o fluxo menstrual ou corta a menstruação, para pacientes com:

Pois sabemos que possui um ótimo resultado!

Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024