ATENDEMOS CONVÊNIOS

Metrô Carrão

O QUE É

PAPANICOLAU?

O Papanicolau é um exame de rotina com o objetivo de prevenir o câncer do colo de útero, doença que muitas vezes é desencadeada por infecção causada pelo HPV. O exame deve ser realizado por mulheres acima dos 25 anos e que já iniciaram a vida sexual, há pelo menos três anos.

COMO

É FEITO

Por meio da coleta de células, que são retiradas da parede vaginal e do colo do útero, é possível avaliar a presença de possíveis infecções. O resultado do exame pode demorar algumas semanas.

O QUE É

COLPOSCOPIA?

A colposcopia é um exame feito para avaliação médica do trato genital feminino: vagina, vulva e colo do útero, e que ajuda a identificar lesões que podem evoluir para um câncer de útero. É indicado para mulheres que apresentaram alterações no exame Papanicolau.

COMO

É FEITO

Através de um aparelho chamado colposcópio e a aplicação de substâncias, o médico visualiza as paredes vaginais e o colo do útero, e identifica lesões que não podem ser vistas a olho nu. O ideal é que seja realizado fora do período menstrual.