Logo Clínica Rubens do Val

Câncer de Mama

O que é o Câncer de mama?

O câncer de mama é um tipo de tumor causado por alterações neoplásicas nas células que compõem as mamas. Essas células começam a dividir-se de forma desordenada, e crescem de forma anormal formando o tumor. A doença está diretamente relacionada com a biologia celular, e pode ser estimulada por conta de fatores ambientais como: o tabagismo, o excesso de peso, o alcoolismo, o uso de terapias de reposição hormonal e radiações.
Toda mulher deve ficar atenta e realizar ultrassom de mamas e mamografia a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico de câncer de mama familiar devem realizar esses exames a partir dos 35 anos.

Sintomas do câncer de mama

Alguns sintomas abaixo podem aparecer associados ao câncer de mama:

• Descamação do mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Saída de secreção pela papila;
  • Vermelhidão
  • Tumoração palpável, caracterizada por nódulo duro e indolor.

Alguns tumores tendem a ter consistência branda e ser bem definidos. E a secreção associada ao câncer costuma ser transparente.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a doença, além do exame de mamografia, são feitas a ultrassonografia da mama, ressonância magnética da mama e a biópsia do tumor em questão.
O tratamento varia de acordo com o estágio e o desenvolvimento da doença. São levadas em conta as características da mulher, por exemplo, se ela já entrou na menopausa ou não.
Geralmente, são feitos tratamentos locais que envolvem cirurgias conservadoras, mastectomias, radioterapias, quimioterapias e hormônio terapias, utilizados na remoção ou destruição das células cancerígenas.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é mantendo os hábitos saudáveis de vida, com uma dieta balanceada e livre de alimentos gordurosos. Devem ser feitas atividades físicas com frequência, e diminuir o álcool e o cigarro.
Também é fundamental que a mulher faça o autoexame, o ultrassom de mama e mamografia periodicamente, pois quanto mais cedo a doença for identificada, maior será a chance de cura.

Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia

Clínica Rubens Do Val 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado em:
13:41 | 18/03/2024