ENDOMETRIOSE

O que é endometriose?

A endometriose é a formação de tecido endometrial (chamado endométrio) fora da cavidade uterina, passando a se desenvolver em outros órgãos principalmente ovários, trompas, bexiga e intestinos.

As causas da doença ainda não foram totalmente esclarecidas, mas uma das principais hipóteses é que, durante a menstruação, ocorre um refluxo de sangue pelas trompas, dentre outras causas ocasionais.

 

Sintomas da endometriose

Pode ser uma doença assintomática, ou seja, que não apresenta nenhum tipo de sintoma, mas na maioria dos casos temos:

  • Dor na região pélvica;
  • Exaustão e fadiga;
  • Menstruação intensa ou irregular;
  • Infertilidade;
  • Alterações na flora intestinal ou na urina durante o período menstrual.
  • Cólica menstrual intensa.

É importante lembrar que, esses sintomas não costumam ocorrer todos ao mesmo tempo, e podem variar de mulher para mulher.

 

Diagnóstico e tratamento da endometriose

A endometriose pode ser diagnosticada através de exames ginecológicos e de imagem, tais como ultrassom transvaginal, laparoscopia diagnóstica e ressonância magnética, bem como histórico médico da mulher.

O tratamento dependerá de fatores, como por exemplo, a idade da paciente e se ela deseja ou não ter filhos. Pode ser realizado, então, um tratamento clínico através de medicamentos hormonais, ou ainda pela aplicação de endoceptivo uterino, para suspender a menstruação e casos mais intensos o tratamento é cirúrgico. É fundamental o acompanhamento médico contínuo.

× Como posso te ajudar?