A cervicite é uma inflamação no colo do útero, provocada por diversos organismos. Acomete a todas as mulheres e em qualquer idade.
Por não apresentar praticamente nenhum sintoma, é importante que a mulher sempre realize exames periódicos com o ginecologista, pois assim será mais fácil diagnosticar e indicar o tratamento adequado.
A cervicite pode ser causada por vários fatores, entre eles o fator infeccioso, através da transmissão de bactérias, vírus e fungos.
Doenças sexualmente transmissíveis, alterações hormonais, climatério, alterações de Ph, parto, traumas, uso de duchas vaginas e até mesmo o uso de anticoncepcional hormonal podem ser as causas deste problema.
Na maioria das mulheres, a doença é assintomática. Mas, ainda assim, é importante ficar atenta a alguns sinais que podem surgir de forma repentina, como:
A presença de cervicite é confirmada após consulta ao médico ginecologista, através de exames como o Papanicolau e Colposcopia, que permite a avaliação de possíveis alterações no colo do útero.
No caso da cervicite, não existe um tratamento padrão, pois o médico avalia os sintomas clínicos e os exames laboratoriais para definir o melhor tratamento.
Para prevenir a doença, é importante manter os bons hábitos de higiene, equilibrar a alimentação, praticar atividades físicas com frequência para aumentar a imunidade do organismo, e consultar o médico ginecologista, para realizar exames ao menos uma vez por ano.