CANDIDÍASE

O que é a candidíase?

Candidíase, também chamada de Monolíase Vaginal, é uma infecção que ocorre por um fungo, na grande maioria das vezes ocorre pelo fungo Candida albicans – podendo ser outras cândidas mais raras – que é responsável pelo corrimento espesso e esbranquiçado, as vezes esverdeado, que geralmente acompanha uma irritação vulvovaginal.
A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, pois na maioria das vezes, surge sem o contato íntimo. Outras doenças como diabetes, o uso excessivo de antibióticos e até maus hábitos de higiene íntima, facilitam o seu desenvolvimento.

Principais sintomas da candidíase

Entre os sintomas mais comuns da candidíase, estão:

• Coloração vaginal avermelhada;
  • Coceira intensa;
  • Escoriações na região da vulva;
  • Corrimento com coloração esbranquiçada e de espessura grossa.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é realizado em consulta médica, onde o médico avalia as queixas da paciente e realiza o exame físico identificando o tipo de corrimento encontrado na vagina. No momento da consulta a paciente deve relatar exatamente o que está sentindo.
O tratamento de candidíase costuma ser simples, podendo durar até meses, dependendo do caso, do grau e da recorrência dessa cândida.

Como prevenir?

Evitar o uso de absorventes diários para não abafar a região intima. Esse tipo de absorvente deve ser utilizado apenas no período menstrual.
Usar calcinhas de algodão, bem lavadas e secas. Sabonetes líquidos íntimos também são recomendados. Realizar a troca das roupas de banho periodicamente.

ACOMPANHE NO INSTAGRAM @CLINICARUBENSDOVAL

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

@clinicarubensdoval

FUNCIONAMENTO