Logo Clínica Rubens do Val

Endometriose silenciosa: sinais que toda mulher precisa conhecer

Atualizado em 01/12/2025
Tempo de leitura: < 1 min.

A endometriose é uma condição que costuma causar diversos tipos de dor, menstrual, intestinal, urinária e até durante as relações sexuais. Por ser frequentemente subdiagnosticada, muitas mulheres levam até 10 anos para receber o diagnóstico correto. O Dr. Rubens do Val explica por que isso acontece e quais sinais merecem atenção.

O que é endometriose silenciosa?

A endometriose é uma patologia que cursa com dor. A mulher pode sentir dor menstrual, cólica menstrual, dor menstrual intensa, dor ao evacuar e dor ao urinar. Também podem ocorrer dor nas relações sexuais e alteração do hábito intestinal.

Portanto, trata-se de uma condição que se manifesta por meio desses sintomas. Sempre que esses sinais aparecem, em maior ou menor intensidade, o médico deve ser procurado, especialmente um especialista em endometriose, para que o exame adequado seja realizado e o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.

Por que o diagnóstico da endometriose demora?

Por falhas no reconhecimento da doença, muitas vezes a endometriose pode demorar cerca de 10 anos para ser diagnosticada. Isso gera um prejuízo significativo para a mulher, seja na qualidade de vida, na parte reprodutiva ou na saúde sexual.

Por isso, qualquer sinal relacionado a essas dores mencionadas deve ser motivo para buscar atendimento com um ginecologista.

Saiba mais: Endometriose: Tratamentos Multiprofissionais 

O que é endometriose silenciosa?

É quando a endometriose se desenvolve sem sinais evidentes ou com sintomas que podem parecer “normais”, dificultando o diagnóstico precoce.

A endometriose sempre causa dor?

Na maioria dos casos, sim. A doença costuma cursar com dor menstrual intensa, dor para evacuar, urinar ou durante as relações sexuais.

Por que a endometriose pode demorar tantos anos para ser diagnosticada?

Porque muitos sintomas são confundidos com “dores comuns” do ciclo menstrual e podem ser subestimados, levando a atrasos que chegam a 10 anos.

A endometriose pode afetar outras áreas além do útero?

Sim. Pode comprometer intestino, bexiga e estruturas pélvicas, causando alterações no hábito intestinal e dor ao urinar.

Quando é importante procurar um ginecologista?

Sempre que houver dores intensas ou persistentes no ciclo menstrual, nas relações sexuais, ao evacuar ou urinar, sinais que podem indicar endometriose.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 16 / 10 / 25
O tratamento do câncer de mama depende do estágio da doença e deve incluir acompanhamento multiprofissional para garantir recuperação e bem-estar da paciente.
Ler Mais
 | 17 / 04 / 25
Obesidade e fertilidade: entenda como o excesso de peso pode dificultar a gravidez e quais cuidados são essenciais para mulheres.
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2025
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
11:25 | 26/11/2025
magnifiercross