Logo Clínica Rubens do Val

Endometriose: Quando é indicada a cirurgia?

Tempo de leitura: 2 min.

As mulheres no período menstrual costumam ter indesejadas cólicas. Porém, muitas acabam sentindo essa dor de maneira intensa, podendo ser um indício de endometriose. 

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a doença, como é feito o diagnóstico, como funciona o tratamento e quando a cirurgia é indicada. Acompanhe!

Endometriose: O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada como a formação de tecido endometrial, o chamado endométrio, fora da cavidade uterina

Ele passa a se desenvolver em outros órgãos, principalmente ovários, trompas, bexiga e até o intestino.

Em geral, as causas da endometriose não foram totalmente esclarecidas. Mas, uma das principais hipóteses é que durante o período menstrual acontece um refluxo de sangue pelas trompas.  

Existem algumas classificações da doença, sendo elas:

  • Leve;
  • Moderada;
  • Grave;
  • Superficial;
  • Profunda;
  • Estágios I, II, III e IV.

Diagnóstico e tratamento de endometriose

A doença pode ser diagnosticada por meio de exames ginecológicos e de imagem, como ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética. Além de uma avaliação do histórico médico da paciente.

Por sua vez, o tratamento dependerá de alguns fatores, como a idade da paciente e se ela deseja ter filhos ou não.

Pode ser feito um tratamento clínico, com medicamentos hormonais, ou com a aplicação de endoceptivo uterino, responsável por suspender a menstruação

E quando é necessário operar a endometriose?

Nem sempre a cirurgia de endometriose será indicada. Isso porque, geralmente, esse procedimento é realizado apenas em casos específicos, como por exemplo, quando o tratamento clínico feito pela paciente não teve um resultado positivo.

Outro fator determinante para definir se é necessária a cirurgia é a intensidade dos sintomas, isto é, se estão ou não interferindo na qualidade de vida da mulher.

Além disso, o tratamento cirúrgico também costuma ser indicado em alguns casos onde a endometriose está relacionada à infertilidade, endometriomas volumosos, que são nódulos ovarianos de endometriose, lesões nas vias urinárias ou riscos de oclusão.

Vale ressaltar que o objetivo da cirurgia é a retirada dos focos do endométrio, que se desenvolvem de maneira irregular. 

A cirurgia é minimamente invasiva, sem grandes incisões. Geralmente é realizada através de laparoscopia.

Agora, conte-nos: Você já sofreu com a endometriose? Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? 

Deixe um comentário e compartilhe com outras mulheres essa informação.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 03 / 24
Saiba sobre a endometriose, uma condição que causa dor pélvica e desconforto durante as relações sexuais. Descubra opções de tratamento. Saiba mais!
Ler Mais
 | 22 / 11 / 23
Descubra o tratamento da endometriose no climatério. Sem produção estrogênica, a cura acontece naturalmente. Conheça mais sobre esse processo.
Ler Mais
1 2 3 6
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross