Logo Clínica Rubens do Val

Endometriose é uma doença silenciosa: mito ou verdade?

Tempo de leitura: 2 min.

A endometriose é uma condição que afeta mulheres em idade reprodutiva. Uma das suas grandes características é a ocorrência de dores intensas. Por isso, não é correto dizer que trata-se de um quadro clínico silencioso.

A endometriose é um problema que afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo. Somente aqui no Brasil, são mais de 7 milhões de brasileiras que convivem com a doença. Apesar do alto número, ainda existem diversas dúvidas sobre o assunto.

Neste artigo vamos esclarecer uma delas, sobre a manifestação da endometriose. Afinal, essa é uma doença silenciosa ou isso é apenas um mito? Continue lendo para entender melhor essa condição e descobrir a verdade.

A endometriose é silenciosa?

Quando uma doença é silenciosa isso significa que ela não manifesta sintomas. A pessoa pode conviver com aquele quadro sem saber que ele existe, pois não afeta a sua qualidade de vida. Como você deve estar percebendo, essa não é a realidade das mulheres que têm endometriose.

Isso porque essa doença causa grandes prejuízos para a mulher, uma vez que provoca dores intensas. O que costuma acontecer é a mulher não saber que os desconfortos que ela sente estão relacionados à endometriose.

Nem todas as mulheres sabem, por exemplo, que a menstruação dolorosa não é normal. Por isso, quando as cólicas são intensas demais, existe a possibilidade de um quadro de endometriose.

Quais sintomas são causados pela endometriose?

A endometriose se caracteriza, principalmente, pelas cólicas muito intensas. Ela causa dores significativas durante o período menstrual, muitas vezes, deixando a mulher incapacitada de cumprir as suas atividades rotineiras.

Essas dores podem se estender para os outros dias do mês, indo além do período da menstruação. Também causa:

  • dor durante as relações sexuais, 
  • dor e sangramento ao evacuar ou urinar, principalmente durante a menstruação;
  • dificuldade para engravidar;
  • fadiga;
  • diarreia.

Por que a endometriose causa tantos sintomas?

A endometriose se caracteriza pelo crescimento do tecido que reveste o útero (endométrio) fora da cavidade uterina. Ele se desenvolve, por exemplo, na parede externa do útero, nos ovários e na cavidade abdominal.

Porém, esse tecido se comporta como se estivesse na cavidade uterina. Ele continua se proliferando e sangrando. Como está em um local incorreto, desencadeia as dores intensas típicas desse quadro.

Essas manifestações dolorosas tendem a irradiar por toda a região pélvica e também para a região anal, causando as alterações urinárias, intestinais e os desconfortos durante a relação sexual.

A endometriose tem tratamento?

A endometriose é uma doença crônica que regride com a menopausa. Porém, pode ser tratada por meio da administração de medicamentos que suspendem a menstruação. Quando há lesões mais extensas, existe a opção da cirurgia para retirada dos focos de tecido. A melhor abordagem é estudada em cada caso conforme aquilo que for mais benéfico para a mulher. 

Por tudo isso, é um grande mito dizer que a endometriose é uma doença silenciosa. Pelo contrário, ela causa diversos sintomas e interfere em diferentes aspectos da vida da mulher, comprometendo seu bem-estar e qualidade de vida.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 03 / 24
Saiba sobre a endometriose, uma condição que causa dor pélvica e desconforto durante as relações sexuais. Descubra opções de tratamento. Saiba mais!
Ler Mais
 | 22 / 11 / 23
Descubra o tratamento da endometriose no climatério. Sem produção estrogênica, a cura acontece naturalmente. Conheça mais sobre esse processo.
Ler Mais
1 2 3 6
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross