Confira algumas perguntas feitas em nosso Instagram @clinicarubensdoval sobre a pílula do dia seguinte.
A pílula do dia seguinte é conhecida como contraceptivo de emergência. Portanto, se a paciente tiver uma relação sexual com risco devido ao não uso de anticoncepcionais ou preservativos, a última opção para não engravidar será esta pílula.
É uma pílula com alta dose de progestágeno e que vai, teoricamente, inibir uma gravidez com taxas mais baixas do que os contraceptivos convencionais, do que um DIU, preservativo, DIU hormonal ou implante, mas é aquilo que resta.
Índice
Responderemos algumas dúvidas feitas em nosso perfil do Instagram sobre a pílula do dia seguinte. Confira!
Quanto menos, melhor! Você pode tomar todo mês sem problema nenhum. Porém, saiba que isso pode acarretar em uma bagunça menstrual e outros sintomas. Em contrapartida, melhor tomar do que ter uma gravidez indesejada.
Sim, pode ser usada por quem amamenta!
É uma alta dose de progesterona, se puder evitar, melhor. Porém, não é prejudicial à saúde.
O maior risco de uma pílula do dia seguinte é a gravidez, ou seja, você tomar e ela não agir. Em 20% dos casos você vai engravidar tomando pílula do dia seguinte.
As dúvidas foram essas. De acordo com o Dr. Rubens do Val, da Clínica Rubens do val, “quanto menos você usar, melhor!”. Não se esqueça de ter uma contracepção adequada e usar preservativos para evitar a pílula do dia seguinte.