Pílula do dia seguinte, tire suas dúvidas

Confira algumas perguntas feitas em nosso Instagram @clinicarubensdoval sobre a pílula do dia seguinte.

A pílula do dia seguinte é conhecida como contraceptivo de emergência. Portanto, se a paciente tiver uma relação sexual com risco devido ao não uso de anticoncepcionais ou preservativos, a última opção para não engravidar será esta pílula.

É uma pílula com alta dose de progestágeno e que vai, teoricamente, inibir uma gravidez com taxas mais baixas do que os contraceptivos convencionais, do que um DIU, preservativo, DIU hormonal ou implante, mas é aquilo que resta.

Dúvidas feitas pelas pacientes

Responderemos algumas dúvidas feitas em nosso perfil do Instagram sobre a pílula do dia seguinte. Confira!

Quantas vezes podemos tomar na vida?

Quanto menos, melhor! Você pode tomar todo mês sem problema nenhum. Porém, saiba que isso pode acarretar em uma bagunça menstrual e outros sintomas. Em contrapartida, melhor tomar do que ter uma gravidez indesejada.

Existe pílula do dia seguinte para quem amamenta?

Sim, pode ser usada por quem amamenta!

É prejudicial à saúde da mulher?

É uma alta dose de progesterona, se puder evitar, melhor. Porém, não é prejudicial à saúde.

Quais os riscos?

O maior risco de uma pílula do dia seguinte é a gravidez, ou seja, você tomar e ela não agir. Em 20% dos casos você vai engravidar tomando pílula do dia seguinte.

As dúvidas foram essas. De acordo com o Dr. Rubens do Val, da Clínica Rubens do val, “quanto menos você usar, melhor!”. Não se esqueça de ter uma contracepção adequada e usar preservativos para evitar a pílula do dia seguinte.

1. Avatar

Boa tarde… Comecei a tomar anticoncepcional 13 dias depois de menstruar ( menstruei do dia 20 ao dia 26 de fevereiro) e hoje dia 20 de março menstruei… Devo pausar o Ac ou continuo tomando até dar 21 dias da [email protected]?

• Avatar

Olá, Vitoria. O ideal é entrar em contato com o seu ginecologista e esclarecer essa questão.