A perineoplastia e a cirurgia de incontinência urinária estão associadas à região perineal, porém, é crucial compreender as distinções entre esses procedimentos. A perineoplastia concentra-se na correção da rotura perineal, enquanto a cirurgia de incontinência urinária engloba a reparação de diversos problemas, como a incontinência propriamente dita, cistocele e retocele.
Neste post, vamos esclarecer a finalidade da cirurgia de incontinência urinária, possíveis complicações e o tempo de recuperação. Confira!
Índice
Na cirurgia da incontinência urinária você faz a correção da incontinência urinária e ao mesmo tempo corrige a cistocele (bexiga fora do lugar), a retocele e a rotura perineal.
Então, você vai fazer correção de incontinência urinária, correção de cistocele, de retocele, às vezes de enterocele, e a rotura perineal.
Hoje, a maioria das cirurgias de incontinência urinária são feitas com o que as pacientes acabam chamando de redinha, mas que na verdade a gente chama de sling transobturatório.
Existem alguns slings ou fitinhas, como o sling pré-púbico e o pós-púbico, e a escolha do tipo de sling vai depender muito da necessidade dessa paciente e de cada caso, mas, esse é um tratamento cirúrgico relativamente simples. Você corrige essa incontinência urinária com um índice de assertividade bastante alto, além de corrigir a cistocele, a retocele e a rotura perineal.
A maior complicação dessa cirurgia é quando você tem retenção urinária, pois pode atrapalhar um pouco, e aí você é obrigado por vezes a mexer nesse sling e afrouxar ele um pouco para melhorar essa incontinência.
A outra complicação é a própria recidiva da incontinência urinária.
Já as complicações cirúrgicas mesmo, seriam a abertura dos pontos ou algum tipo de infecção, mas essas são cirurgias que dificilmente complicam.
A recuperação seria na ordem de 15 dias para fazer os esforços e para o retorno à vida sexual 30/40 dias. É um tratamento cirúrgico bastante tranquilo.