Logo Clínica Rubens do Val

Cirurgia de incontinência urinária: Operação e possíveis complicações

Atualizado em 06/12/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A perineoplastia e a cirurgia de incontinência urinária estão associadas à região perineal, porém, é crucial compreender as distinções entre esses procedimentos. A perineoplastia concentra-se na correção da rotura perineal, enquanto a cirurgia de incontinência urinária engloba a reparação de diversos problemas, como a incontinência propriamente dita, cistocele e retocele.

Neste post, vamos esclarecer a finalidade da cirurgia de incontinência urinária, possíveis complicações e o tempo de recuperação. Confira!

Para que serve a cirurgia de incontinência urinária?

Na cirurgia da incontinência urinária você faz a correção da incontinência urinária e ao mesmo tempo corrige a cistocele (bexiga fora do lugar), a retocele e a rotura perineal.

Então, você vai fazer correção de incontinência urinária, correção de cistocele, de retocele, às vezes de enterocele, e a rotura perineal. 

Como é feita a cirurgia

Hoje, a maioria das cirurgias de incontinência urinária são feitas com o que as pacientes acabam chamando de redinha, mas que na verdade a gente chama de sling transobturatório.

Existem alguns slings ou fitinhas, como o sling pré-púbico e o pós-púbico, e a escolha do tipo de sling vai depender muito da necessidade dessa paciente e de cada caso, mas, esse é um tratamento cirúrgico relativamente simples. Você corrige essa incontinência urinária com um índice de assertividade bastante alto, além de corrigir a cistocele, a retocele e a rotura perineal.

Complicações cirúrgicas

A maior complicação dessa cirurgia é quando você tem retenção urinária, pois pode atrapalhar um pouco, e aí você é obrigado por vezes a mexer nesse sling e afrouxar ele um pouco para melhorar essa incontinência.

A outra complicação é a própria recidiva da incontinência urinária.

Já as complicações cirúrgicas mesmo, seriam a abertura dos pontos ou algum tipo de infecção, mas essas são cirurgias que dificilmente complicam.

Recuperação

A recuperação seria na ordem de 15 dias para fazer os esforços e para o retorno à vida sexual 30/40 dias. É um tratamento cirúrgico bastante tranquilo.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:49 | 18/06/2024
magnifiercross