Neste vídeo, o Dr. Rubens do Val aproveita para responder algumas perguntas que foram feitas em suas redes sociais. Confira!
Índice
A pílula anticoncepcional é uma medicação que atua inibindo a ovulação. Embora existam também pílulas só com progesterona que não funcionam com a ovulação e sim com alterações de útero e de trompas, mas também são anticoncepcionais orais hormonais.
Basicamente existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais: pílula combinada com estrogênio e progesterona e a pílula apenas com progesterona.
São os dois grupos de pílulas contraceptivas que a gente tem hoje no mercado tratando-se de contracepção oral.
Primeiro: você deve passar no médico para ver qual o melhor Quais cuidados que devo tomar ao usar pílula anticoncepcional?tipo de pílula no caso.
Segundo: faça um perfil hormonal para saber se existe algum déficit, falha ou alteração do balanço hormonal.
Terceiro: não pode fumar.
Quarto: avaliar os antecedentes de fenômenos tromboembólicos. Como fazer isso? Você precisa saber se já teve alterações tromboembólicas e se na família teve pessoas com essas alterações.
Hoje em dia, existem alguns exames que você faz para detectar e antecipar os fenômenos tromboembólicos evitando o uso do contraceptivo oral hormonal.
Após passar por essas etapas, você pode iniciar o tratamento com a pílula.
Sim, existem! E para minimizarmos os riscos, basta seguir as orientações acima.
E quais são esses riscos? Os mais comuns são os fenômenos tromboembólicos, como o aumento de varizes, membros inferiores inchados e dor de cabeça.
Resumindo, os riscos são minimizados quando a paciente toma a pílula correta na hora certa e também, realizando os exames para ver se há possibilidade de fenômenos tromboembólicos.