A incompetência istmocervical é a falha de uma região uterina, chamada região istmocervical, em segurar as gestações.
Quando a gestação atinge uma certa idade gestacional, um certo volume, esse colo inter abre e a paciente perde a gestação, nasce, na maioria das vezes, bastante prematuramente, inviabilizando esse concepto que acaba de nascer.
Índice
Muitas vezes o diagnóstico é feito simplesmente pelo número de perdas que essa paciente teve.
A paciente chega ao consultório grávida de uma terceira, quarta ou quinta vez e com um histórico de perda no sexto mês, outra perda no quarto mês, outra perda no terceiro mês, e as perdas vão cada vez sendo mais precoces. Essa é a parte clínica da incompetência istmocervical.
Outra forma de fazermos o diagnóstico é quando a paciente tem uma história de incompetência ou tem uma perda e você faz a prova de uma vela de hegar, uma vela oito.
É como se passasse um tubo, mais ou menos da grossura de uma caneta, pelo colo uterino, essa é a prova da vela oito.
Para a prevenção, é feita a medida do colo uterino durante o pré-natal.
Então, a gente diz que o colo uterino, medido pelo ultrassom transvaginal, ao redor da vigésima semana, deve ter uma medida maior ou igual a 25mm.
Uma medida abaixo dessa merece uma conduta bastante cuidadosa, um controle muito grande sobre esse colo do útero e muitas vezes intervenções sobre essa gestação para evitar essa prematuridade.
O ultrassom do colo uterino nada mais é do que a prevenção da prematuridade por esse tipo de causa.
A incompetência istmocervical é tratada basicamente de duas formas.
A primeira forma é por um procedimento cirúrgico, chamado cerclagem, em que você faz um nó no colo do útero, faz uma sutura em bolsa, fechando esse colo do útero.
A outra situação é o pessário. O pessário é aplicado nesse colo uterino fazendo também o fechamento.
Além disso, você vai ter outras medidas, como:
Uma vez diagnosticada a incompetência istmocervical e agindo-se corretamente no tratamento ou na correção dela, as gestações tem um desfecho muito melhor.
Qualquer dúvida sobre incompetência istmocervical ou qualquer outro assunto, é só questionar em um dos nossos canais.