Logo Clínica Rubens do Val

Mulheres que fizeram Cesariana podem ter Parto normal?

Atualizado em 16/03/2022
Tempo de leitura: < 1 min.

O parto normal e a cesárea são dois dos métodos mais comuns de se fazer um parto. Enquanto a cesárea é um procedimento cirúrgico da qual o feto é retirado por meio de um corte na região abdominal, o parto normal é a expulsão do feto através do canal vaginal. Muito variadas são as opiniões de quem prefere um método e de quem prefere o outro, porém, poderia a cesárea ser feita em uma mulher que anteriormente fez parto normal? Acompanhe neste post!

Parto Normal x Cesárea

Nos foi questionado se a paciente pode ter parto normal após um parto cesárea. Sim, pode sim! Existem algumas situações que precisam ser comentadas, mas no geral, não há problema nenhum!

A primeira situação a ser comentada , é de que um parto normal após uma, ou principalmente duas cesarianas, aumenta a incidência de rotura uterina (não de forma grande, porém aumenta).

O segundo é que essas pacientes com cesárea anterior não podem sofrer o processo de indução de parto, não se deve usar a ocitocina para indução de parto

Portanto, pacientes que desejam o parto normal, após cesariana, podem sim tentar e ter este parto normal, guardando essas restrições que eu acabei de citar.

Qual deve ser o intervalo entre partos?

Quando falamos em intervalo interpartal, a literatura diz que o tempo ideal entre dois partos, sejam eles normais ou cesáreas, seja qualquer tipo de parto, é de 2 anos. Então, uma paciente teria seu filho e após 1 ano, 1 ano e pouco, ela engravidaria de novo, mas nada impede que este intervalo seja menor ou maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 23 / 11 / 21
A infertilidade feminina é a dificuldade de engravidar ou manter uma gravidez, confira quais são os fatores que podem causar infertilidade feminina e os possíveis tratamentos.
Ler Mais
 | 20 / 10 / 21
Você sabia que em uma gravidez normal o sexo está liberado? Porém, existem alguns problemas em que se deve evitar. Confira!
Ler Mais
1 2 3 15
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?