BLOG

Neoplasia intraepitelial cervical (NIC): o que é

Graças a sugestões que apareceram em nosso Instagram (@clinicarubensdoval), nós vamos falar hoje sobre NIC ou neoplasia intraepitelial cervical.

O que é Neoplasia Intraepitelial cervical (NIC)

A camada superficial que reveste o colo do útero é divida didaticamente em três camadas, camada número I, camada número II e camada número III.

Quando você tem a formação de um oncócito na camada número I, você diz NIC I, sucessivamente, na camada I e II, NIC II, na camada I, II e III, você diz NIC III.

 

Causa e diagnóstico

Normalmente, o oncócito é gerado pela infecção do Papilomavírus, chamado de HPV, que é o Papilomavírus Humano. Esse vírus entra no DNA celular e leva a um desarranjo do DNA celular criando um oncócito.

A passagem do NIC I para o NIC III pode durar anos, de forma que a ida ao ginecologista anualmente certamente você pegará essa transformação e poderá tratar e curar a tempo de uma doença invasiva.

Outra coisa muito importante é lembrar que o NIC não é câncer de colo uterino, é uma lesão pré-neoplásica, é uma lesão pré-cancerosa. Ou seja, você consegue a cura com um procedimento simples e pouquíssimo invasivo.

Portanto, é desse acontecimento que vem a obrigatoriedade da consulta ginecológica anual, de fazer a prevenção do câncer do colo do útero, principalmente hoje onde o HPV é um vírus extremamente propagado em nosso meio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?