O tratamento do câncer de mama varia conforme o estágio da doença e pode incluir quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Após a cirurgia, o acompanhamento multiprofissional, com mastologista, oncologista, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo é essencial para garantir uma recuperação adequada e qualidade de vida à paciente.
Índice
O tratamento é totalmente fundamentado no grau do câncer de mama. Essa doença possui diferentes estágios e, para cada um deles, é indicada uma terapêutica adjuvante específica.
Entre as possibilidades estão os tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e hormonais, que podem ser combinados em alguns casos. Em determinadas situações, o tratamento quimioterápico é iniciado antes mesmo da cirurgia, o que se denomina quimioterapia neoadjuvante.
O ponto mais importante é realizar um diagnóstico preciso. Na maioria das vezes, o tratamento tem início com a cirurgia, seguida pelo acompanhamento adequado.
Esse acompanhamento deve ser multiprofissional, envolvendo o mastologista, o oncologista, o cirurgião plástico, além do suporte psicológico e nutricional.
Também é essencial contar com o auxílio do fisioterapeuta e do psicólogo, para garantir que a paciente tenha uma boa adaptação à nova condição de vida.
Saiba mais: Câncer de Mama: Você sabe quais são os sinais de alerta
O câncer de mama é uma doença caracterizada pela multiplicação descontrolada de células anormais no tecido mamário, podendo formar um tumor que, em alguns casos, é maligno.
As causas envolvem fatores genéticos, hormonais, idade avançada, histórico familiar da doença, além de hábitos de vida como sedentarismo, consumo de álcool e obesidade.
Não. O tratamento varia conforme o estágio do câncer e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou uma combinação dessas abordagens.
É o tratamento com quimioterapia realizado antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tamanho do tumor e facilitar sua remoção cirúrgica.
Porque ele ajuda a paciente a se adaptar à nova fase da vida, garantindo suporte físico e emocional através de uma equipe composta por mastologista, oncologista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.