Logo Clínica Rubens do Val

Câncer de mama: você sabe quais são os sinais de alerta?

Atualizado em 04/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O câncer de mama não se manifesta somente pela formação de um caroço. Existem outros sinais que também exigem atenção porque podem indicar a doença. É fundamental observar o aspecto das mamas para identificar essas alterações e buscar ajuda médica o quanto antes.

Com exceção dos quadros de câncer de pele do tipo não melanona, o câncer de mama é aquele que ocorre com mais frequência em mulheres. Para o triênio 2023-2025, são estimados  73 mil novos casos da doença.

Apesar da alta incidência, quando o câncer de mama é descoberto no começo, as chances de cura são altas. Por isso, é fundamental que as mulheres fiquem atentas aos sinais e sintomas que caracterizam o tumor nas mamas.

Continue lendo e descubra quais são os sinais de alerta para você monitorar a sua própria saúde.

Sinais de alerta do câncer de mama

Quando o câncer de mama começa a apresentar manifestações clínicas, na maioria dos casos, é possível perceber a presença de um nódulo palpável. No entanto, os sinais de alerta da doença vão além dos caroços na mama. Confira a seguir quais outros sintomas também requerem atenção.

Retrações no mamilo ou na pele

O câncer de mama pode causar o sintoma chamado mamilo invertido, quando ele se volta para dentro do seio. Ou então, a pele pode ficar com um aspecto de casca de laranja.

Vermelhidão na pele

Geralmente, este sintoma é associado a problemas dermatológicos, mas o câncer de mama também pode deixar a pele avermelhada e irritada. Em alguns casos, é possível perceber, ainda, a pele com aspecto enrugado.

Inchaço da mama

Esse é um sintoma que pode passar despercebido, principalmente para as mulheres que apresentam inchaços relacionados ao período menstrual. Porém, é importante  identificar quando esse inchaço acontece fora dos períodos de costume e também quando ele é persistente, ou se houver o inchaço somente em uma parte da mama.

Dor na mama

Aqui acontece o mesmo problema do sintoma anterior, já que muitas mulheres sentem as mamas doloridas em função do ciclo menstrual. Contudo, é sempre importante acender um sinal de alerta quando as manifestações dolorosas são recorrentes ou contínuas.

Secreção no mamilo

O mamilo não costuma liberar nenhum tipo de secreção. Por isso, ao perceber a saída de secreção aquosa ou sanguinolenta é fundamental buscar ajuda médica. Muitas vezes, essa secreção pode até mesmo sujar as roupas.

O autoexame é uma das principais formas de identificar a presença de alterações nas mamas. É essencial adquirir o hábito de realizar esse exame e também de observar o aspecto das mamas. Ao perceber qualquer tipo de alteração, é indispensável buscar a ajuda de uma especialista.

É muito importante tirar a dúvida, inclusive porque, como dito, o câncer de mama tem uma chance maior de cura quando descoberto no início. Além disso, os sintomas podem estar associados a outras condições clínicas. Então, de toda forma, é preciso procurar o médico para obter um diagnóstico e realizar o tratamento correto

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 05 / 03 / 24
Saiba sobre cistos e nódulos mamários, suas causas, sintomas e quando se preocupar. Identifique sinais de alerta e saiba como lidar com essas condições comuns. Saiba mais!
Ler Mais
 | 31 / 03 / 23
Entenda por que é tão importante realizar o exame de mamografia e veja quais são as mulheres que precisam fazer esse acompanhamento periódico.
Ler Mais
1 2 3 6
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross