Saiba mais sobre o Câncer de mama

Essas perguntas foram enviadas em nossas redes sociais @clinicarubensdoval e o Dr. Rubens respondeu nesse vídeo. Confira! ​

O que é câncer de mama?

Câncer de mama é uma diferenciação celular com células que têm o DNA modificado e começam a crescer em um determinado ponto da mama formando um tumor. Portanto, de forma geral, câncer é uma mutação celular.

A metástase do tumor ocorre quando essas células atípicas entram na corrente sanguínea e se manifestam em outro local.

Quais os tratamentos do câncer de mama?

Os tratamentos para o câncer de mama dependem do estadiamento, ou seja, do momento em que você pega a doença, se é inicial ou avançada. Além disso, depende também do tipo histológico, localização, doença axilar, doença metastática, entre outros fatores.

Portanto, o tratamento depende do que você vai encontrar no momento em que foi feito esse diagnóstico.

O tratamento cirúrgico pode ser feito de forma conservadora ou um pouco maior. O paciente passa pela radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, que são tratamentos adjuvantes e acontecem de acordo com o desenvolvimento da doença.

Qual a taxa de recuperação do câncer de mama?

Depende. Caso o câncer seja diagnosticado inicialmente e for uma lesão menor do que 1 cm ou uma microcalcificação, a taxa de recuperação é de quase 100%. Porém, isso é inversamente proporcional quando o câncer é mais avançado e tem metástase.

Com as novas drogas quimioterápicas, as técnicas cirúrgicas conseguem dar ao paciente uma maior longevidade. Porém, a taxa de recuperação nos casos mais avançados é muito mais restrita.

Minha vida será a mesma após o câncer de mama?

Não, porque a paciente estará limitada ao uso de contraceptivo, de reposição hormonal, entre outras coisas.

Além disso, é comum ver pacientes recuperadas do câncer de mama que adotaram um estilo de vida menos sedentário, evitando o tabagismo

O que fazer para evitar o câncer de mama?

É muito difícil evitar o câncer de mama, porém, a paciente que tem uma alimentação adequada, não fuma e não faz o uso de hormônios, possui menor incidência para o câncer de mama.

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é fazendo o autoexame e realizando exames de mamografia e ultrassonografia com periodicidade para detectar precocemente e obter um tratamento eficaz.

3 × dois =