BLOG

Sífilis: Entenda e previna-se

 

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema pallidum, que invade o organismo, se desenvolve e apresenta diversos sintomas em diferentes estágios: primário, secundário e terciário.

A imagem mostra uma mão segurando um preservativo.

Estágios da Sífilis

No estágio primário da Sífilis, que pode durar até 90 dias, surgem pequenas feridas nos grandes lábios e parede vaginal, com coloração rosada, que se desenvolvem e passam a ter o fundo esbranquiçado, como uma afta.

Após um período sem apresentar sintomas, a doença se torna ativa novamente, e entra no estágio secundário, onde a pele sofrerá com lesões em forma de pápulas (pequenas espinhas).

E o estágio terciário, quando os sintomas surgem mais fortes, e outros órgãos podem ser atingidos, como o sistema nervoso central, ossos, músculos e fígado.

Sintomas e tratamento da Sífilis

Geralmente, os sintomas da Sífilis podem levar um tempo para surgir, e quando aparecem se apresentam em forma de pequenas feridas no formato de ínguas nas virilhas, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor muscular, febre, mal estar, entre outros, de acordo com o estágio da doença.

O diagnóstico pode ser realizado por meio de exames de sangue, e após a confirmação, deve ser iniciado o tratamento por meio de antibióticos, com acompanhamento médico. A duração dependerá do estágio em que se encontra a doença.

Como prevenir?

A principal forma de prevenir a transmissão da Sífilis é utilizando preservativo. Caso o parceiro ou parceira ainda não esteja totalmente curado, as relações sexuais não devem ser mantidas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − quinze =

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?