A Síndrome dos Ovários Policísticos é um desbalanço hormonal que interfere na produção de estrogênio e progesterona nos ovários. Confira os seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para minimizar complicações.
Saiba mais sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos
A Síndrome dos Ovários Policísticos é um desbalanço hormonal que interfere na produção de estrogênio e progesterona nos ovários. Essas alterações podem provocar irregularidades menstruais, ausência de menstruação, anovulação (falta de ovulação) e, em algumas pacientes, aumento de peso, excesso de pelos, acne e oleosidade da pele.
A síndrome está diretamente relacionada a uma deficiência no metabolismo da insulina, o que pode resultar, no futuro, no desenvolvimento de diabetes e obesidade. Além disso, há uma associação entre as alterações hormonais e mudanças no perfil lipídico, que podem levar a doenças cardíacas e coronarianas.
Para reduzir esses riscos é importante o tratamento adequado. Com o manejo correto da síndrome, é possível minimizar as complicações associadas. Pacientes que apresentem alterações no fluxo menstrual, aumento de acne ou excesso de pelos devem procurar um ginecologista assim que notarem os primeiros sintomas, para iniciar o tratamento adequado.
O tratamento da Síndrome do Ovário Policístico é cirúrgico? Saiba mais