Logo Clínica Rubens do Val

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Atualizado em 22/02/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é conhecida por ser um distúrbio endócrino, que provoca alterações nos níveis hormonais da mulher.

Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso da doença, o ginecologista fará uma avaliação da paciente através de exames físicos, laboratoriais, antecedentes pessoais e ultrassonografia pélvica.     

Exame físico: O exame físico irá analisar as alterações que estão ligadas à síndrome dos ovários policísticos, como o surgimento de acne, aumento de pelos, o aparecimento de manchas, o aumento dos ovários, entre outros fatores que deverão ser considerados.

Exames laboratoriais: Os exames de sangue, na maioria das vezes, são capazes de determinar o aumento da produção dos hormônios androgênios. 

Antecedentes pessoais: Nesse procedimento, a paciente deverá expor ao especialista seu padrão de ciclos menstruais, a frequência com que surge a acne, e o nível de crescimento de pelos no corpo, entre outras informações necessárias.

Ultrassonografia pélvica: Esse é um exame que permitirá a avaliação do aspecto dos ovários, a fim de identificar a presença de pequenos e múltiplos folículos, que medem de 2 a 9 mm de diâmetro. 

Sintomas

Entre os principais sintomas da doença, estão:

  • Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência);
  • Excesso de acne;
  • Aumento de pelos no rosto e seios;
  • Obesidade;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Queda de cabelo.

Não é exatamente uma regra, mas é possível que os primeiros sintomas da SOP apareçam ainda na adolescência.

Tratamento

O tratamento para esse tipo de doença dependerá dos sintomas que a mulher apresenta, e caberá ao médico e a própria paciente avaliarem qual a melhor forma de tratamento, levando em conta se ela gostaria de engravidar ou não.

Prevenção

Para prevenir a doença, é recomendada uma alimentação balanceada e saudável, acompanhada por exercícios físicos.

Mulheres acima do peso, com glicemia alta e pressão arterial elevada, fazem parte do grupo de risco que precisam se prevenir com urgência.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 17 / 01 / 24
Descubra a relação entre o verão e as doenças vaginais, explorando como a candidíase pode aumentar nessa estação.
Ler Mais
 | 31 / 10 / 23
Saiba tudo sobre o Outubro Rosa: prevenção, autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. Descubra a importância da mamografia e consultas regulares com seu médico para uma vida saudável. Marque uma consulta agora!
Ler Mais
1 2 3 17
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross