Logo Clínica Rubens do Val

Tenho Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Posso engravidar normalmente?

Atualizado em 15/08/2023
Tempo de leitura: 3 min.

A síndrome do ovário policístico afeta a ovulação, por isso, ela pode comprometer de forma significativa a fertilidade da mulher. Mas com o tratamento adequado é possível engravidar, já que existem diferentes alternativas para favorecer a gestação.

A síndrome do ovário policístico, também conhecida pela sigla SOP, é uma condição ginecológica que afeta o funcionamento dos ovários. A mulher que tem esse problema apresenta alterações na ovulação, por isso, pode ser mais difícil uma gravidez por vias naturais.

A mulher tem a sua fertilidade afetada por essa síndrome, que também desencadeia outros sintomas, como o aumento do crescimento de pelos. Mas será que é possível ter uma gravidez saudável com o diagnóstico de síndrome do ovário policístico?

Continue lendo para descobrir a resposta para essa pergunta, e também como é feito o tratamento desse problema. Boa leitura!

Por que a síndrome do ovário policístico afeta a fertilidade da mulher?

A síndrome do ovário policístico se caracteriza por uma alteração na produção de hormônio no organismo da mulher. Ele passa a produzir e liberar mais testosterona, um hormônio masculino, e isso acaba interferindo no ciclo de ovulação.

O ovário pode não liberar o óvulo. Ele fica preso no folículo e, com isso, acaba se formando um cisto, que é uma bolsa repleta de líquido em seu interior. Como o ovário não libera o óvulo, ele não pode ser fertilizado. Justamente por isso acontece um prejuízo para a fertilidade da mulher.

Também pode acontecer de o ovário liberar esse óvulo, mas a SOP provoca alterações muitas vezes significativas no ciclo menstrual da mulher. Logo, é mais difícil saber quando ela está ovulando. Em alguns casos, pode acontecer até mesmo a interrupção da menstruação, dificultando ainda mais a gravidez.

É possível engravidar tendo SOP?

Embora aconteçam muitas alterações hormonais em um quadro de síndrome do ovário policístico, não é impossível engravidar sob esse diagnóstico. Mas é muito importante saber que o problema aumenta o risco de parto prematuro, aborto espontâneo, diabetes gestacional e pressão alta.

Portanto, é fundamental realizar o tratamento para a SOP, a fim de ter uma gestação mais saudável. O quadro varia de uma mulher para a outra. Como você viu, o ovário pode ou não liberar o óvulo, acontecem irregularidades na ovulação e pode acontecer de a mulher ficar infértil.

Isso mostra, mais uma vez, a necessidade de buscar o auxílio de um ginecologista para fazer o tratamento adequado e conseguir ter uma gravidez saudável, aumentando não apenas as chances de engravidar, mas também reduzindo os riscos que o problema pode trazer durante a gestação.

Como é feito o tratamento da síndrome do ovário policístico?

O tratamento da síndrome do ovário policístico é realizado de acordo com a necessidade identificada pelo ginecologista. Geralmente, é recomendado o uso de pílula anticoncepcional. Como ela contém hormônios femininos, ajuda a regular o ciclo menstrual.

Também podem ser administrados medicamentos para estimular a ovulação. Dessa forma, é possível aumentar o número de óvulos e favorecer a regulação do período fértil da mulher.

Em relação à gravidez, existem alternativas para facilitar a fecundação, como a inseminação artificial e a relação sexual programada. Se não forem obtidos bons resultados, existe a possibilidade da fertilização in vitro.

Como cada caso tem as suas particularidades, a síndrome do ovário policístico precisa ser tratada por um especialista. Quando há o desejo de engravidar, é importante conversar com o médico para traçar um protocolo de tratamento adequado, a fim de garantir a saúde da mulher e uma gestação saudável. 

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 11 / 22
Mãe e bebê precisam aprender e entrar em sintonia para o sucesso da amamentação. Neste post falaremos melhor sobre esse assunto. Acompanhe!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross