BLOG

Como tratar a Diabetes Gestacional (DMG)?

Na diabetes mellitus gestacional, existem as pacientes que já são diabéticas e estão passando pelo pré-natal e aquelas que desenvolvem o diabetes na gravidez.

Diagnóstico de diabetes mellitus gestacional

O diagnóstico é feito através de um teste de tolerância à glicose ou uma curva glicêmica simplificada. Você faz a glicemia de jejum, toma uma carga de glicose e depois de 2 horas colhe o outro exame. Se esse valor for acima de 140, a paciente poderá ser tratada com intolerância a carboidratos.

Como tratar a diabetes mellitus gestacional?

A primeira medida dentro do pré-natal para correção do diabetes gestacional é a dieta.

A gravidez é uma situação hiperglicemiante, e sendo hiperglicemiante você tem um pâncreas produzindo muita insulina. Se você der uma sobrecarga alimentar de carboidrato, esse pâncreas não aguenta e vai aparecer o diabetes gestacional.

Portanto, para ter uma melhora dos níveis glicêmicos, é importante fazer uma dieta hipocalórica, com pouco carboidrato.

Dependendo do caso, talvez seja necessária a paciente usar algum tipo de hipoglicemia antioral ou em casos mais graves, fazer o uso de insulina. A dose de insulina será indicada de acordo com cada paciente.

O concepto no diabetes mellitus gestacional

Em relação ao concepto, o diabetes gestacional leva ao aumento de líquido amniótico, por isso, os bebês nascem maiores do que o normal, acima da curva de crescimento gestacional, chamada de percentil 90.

Além disso, esses bebês têm uma tendência muito grande a distúrbio metabólico, tendo que ficar na UTI para compensar a glicemia.

Essa situação deve ser observada de perto porque é muito frequente. O óbito fetal intrauterino pode ocorrer quando a glicemia está muito descontrolada, principalmente nas pacientes mal assistidas.

Portanto, é fundamental que toda paciente diabética ou com familiar diabético tenha o seu obstetra e faça um pré-natal em um centro de pré-natal de alto risco.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?