Logo Clínica Rubens do Val

Conheça os sintomas da síndrome do ovário policístico e saiba como tratar

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem mostra uma ilustração do ovário.

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge cerca de 7% das mulheres em idade reprodutiva. A doença é fortemente caracterizada pela alta da produção de hormônio e menstruação irregular.

No post de hoje vamos falar mais sobre a SOP, os sintomas e as formas de tratamento da doença. Acompanhe!

Quais os sintomas da síndrome do ovário policístico

Os sintomas da síndrome do ovário policístico variam de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade. Entre os principais sintomas, estão:

Menstrual

Pode ocorrer de diversas formas, mas em geral são menstruações espaçadas, quando a mulher menstrua poucas vezes no ano. Porém, também pode acontecer de a menstruação ser muito intensa.

Hirsutismo

Quando ocorre aumento de pelos nos seios, abdômen e rosto.

Obesidade

Existe uma tendência à obesidade, com ganho significativo de peso que pode até agravar a doença.

Acne

Devido à maior produção de oleosidade das glândulas sebáceas.

Além disso, também pode haver a queda de cabelo, depressão e até a infertilidade. Por isso, o médico ginecologista deve ser consultado para o tratamento adequado.

Como tratar?

Enquanto alguns quadros de síndrome de ovário policístico são mais leves, outros são mais graves. Porém, quando recebem o tratamento adequado, é possível haver uma reversão da doença.

Em geral, todos os sintomas que citamos acima são reversíveis com a realização do tratamento correto e acompanhamento do médico ginecologista.

Recomendações importantes

É importante consultar regularmente o ginecologista para realização de exames ginecológicos necessários.

O ideal é realizar atividades físicas por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, não apenas para controlar o peso, mas também para prevenir outros tipos de problemas de saúde.

E conforme dissemos, a obesidade pode agravar os sintomas da síndrome do ovário policístico, portanto, busque controlar o seu peso com dieta e alimentação saudável.

​O conteúdo foi esclarecedor? Possui outras dúvidas sobre essa doença? Deixe um comentário abaixo!

E compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 23 / 02 / 21
Corrimento transparente é uma secreção vaginal muito semelhante à clara de ovo, que também pode ser chamada de muco cervical do período fértil. ENTENDA!
Ler Mais
 | 29 / 10 / 20
Durante a ovulação, a mulher pode apresentar alguns sintomas, e um deles é o inchaço abdominal, que causa bastante desconforto neste período. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 5
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?