Conheça os sintomas da síndrome do ovário policístico e saiba como tratar

A imagem mostra uma ilustração do ovário.

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge cerca de 7% das mulheres em idade reprodutiva. A doença é fortemente caracterizada pela alta da produção de hormônio e menstruação irregular.

No post de hoje vamos falar mais sobre a SOP, os sintomas e as formas de tratamento da doença. Acompanhe!

Confira quais são as causas do atraso menstrual clicando aqui!

Quais os sintomas da síndrome do ovário policístico

Os sintomas da síndrome do ovário policístico variam de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade. Entre os principais sintomas, estão:

Menstrual

Pode ocorrer de diversas formas, mas em geral são menstruações espaçadas, quando a mulher menstrua poucas vezes no ano. Porém, também pode acontecer de a menstruação ser muito intensa.

Hirsutismo

Quando ocorre aumento de pelos nos seios, abdômen e rosto.

Obesidade

Existe uma tendência à obesidade, com ganho significativo de peso que pode até agravar a doença.

Devido à maior produção de oleosidade das glândulas sebáceas.

Além disso, também pode haver a queda de cabelo, depressão e até a infertilidade. Por isso, o médico ginecologista deve ser consultado para o tratamento adequado.

Como tratar?

Enquanto alguns quadros de síndrome de ovário policístico são mais leves, outros são mais graves. Porém, quando recebem o tratamento adequado, é possível haver uma reversão da doença.

Em geral, todos os sintomas que citamos acima são reversíveis com a realização do tratamento correto e acompanhamento do médico ginecologista.

Recomendações importantes

É importante consultar regularmente o ginecologista para realização de exames ginecológicos necessários.

O ideal é realizar atividades físicas por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, não apenas para controlar o peso, mas também para prevenir outros tipos de problemas de saúde.

E conforme dissemos, a obesidade pode agravar os sintomas da síndrome do ovário policístico, portanto, busque controlar o seu peso com dieta e alimentação saudável.

Saiba mais sobre infecções ginecológicas! Clique aqui!

​O conteúdo foi esclarecedor? Possui outras dúvidas sobre essa doença? Deixe um comentário abaixo!

E compartilhe em suas redes sociais!

oito − cinco =