BLOG

Conheça os sintomas mais comuns de infecção urinária

A infecção urinária é uma doença infecciosa que pode se desenvolver em qualquer parte do trato urinário, como os rins, uretra e bexiga. Em geral, as mulheres têm 50 vezes mais chances de ter esse tipo de problema ao longo da vida.

A imagem mostra a ilustração de uma mulher com as mãos na região da bexiga.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir quais são os principais sintomas de infecção urinária. Continue nos acompanhando!

O que causa a infecção urinária?

Conforme dissemos, é muito comum que a infecção urinária aconteça com uma frequência maior em mulheres.

Isto porque a uretra feminina, além de ser mais curta do que a masculina, por exemplo, está localizada muito perto do ânus, favorecendo a passagem dos microrganismos.

No entanto, os homens e as crianças também estão sujeitos a esse tipo de problema, bem como pessoas com diabetes descontrolada, que têm o risco aumentado por conta das alterações causadas pelas altas taxas de açúcar no sangue.

Além disso, o risco de contrair a infecção após a relação sexual também é alto, muito provavelmente pela uretra sofrer com micro traumas, considerados normais após a relação, mas que a torna vulnerável a bactérias.

Também é possível que a infecção urinária ocorra durante a menopausa, quando as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário, estão baixas.

E quais são os sintomas?

Nem sempre os sintomas de infecção urinária aparecem. Porém, quando surgem, podem variar bastante, de acordo com o local do trato urinário afetado.

Entre os principais sintomas, podemos destacar:

  • Dores ao urinar;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Urinar em quantidade pequena;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Sensação de bexiga pesada;
  • Urina escura;
  • Urina com forte odor;
  • Febre constante.

Ao perceber algum destes sintomas, é muito importante consultar o médico para o diagnóstico e tratamento adequado.

Diagnóstico de infecção urinária

O diagnóstico é feito com base no levantamento da história clínica do paciente e os sintomas apresentados.

São realizados exames de urina e urocultura com antibiograma, para identificar a causa da infecção e indicar o tratamento adequado.

Tratamento para infecção urinária

Muitas vezes, o próprio organismo consegue eliminar as bactérias. Mas, em alguns casos, é necessário um tratamento feito com o uso de antibióticos, que serão indicados pelo médico de acordo com o tipo de bactéria encontrada nos exames.

É muito importante, também, ingerir bastante água, uma vez que, quanto mais urina o corpo produzir, maiores as chances de eliminar as bactérias pelo xixi.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 10 =

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?