Logo Clínica Rubens do Val

Sinto dor e queimação ao urinar. Posso estar com Infecção urinária?

Atualizado em 20/07/2023
Tempo de leitura: 3 min.

As infecções do trato urinário provocam diversos sintomas. A dor e a queimação são dois deles, por isso, a manifestação desses sinais pode indicar uma infecção em curso, mas também existem outras condições clínicas que podem causar esses desconfortos.

Infecção urinária é o termo utilizado para nos referirmos aos processos infecciosos que acometem as estruturas que compõem o trato urinário, tanto inferior quanto superior. Sendo assim, a presença de bactérias na uretra, na bexiga ou nos rins recebe o nome de infecção urinária.

Essa condição é muito desconfortável e tem como uma das suas principais características causar dificuldade na hora de urinar. A tendência é de que piore com o passar do tempo, por isso, é muito importante saber se você está ou não com uma infecção para realizar o tratamento correto, já que ela não costuma curar sozinha.

Se você está sentindo dor e queimação na hora de urinar, continue lendo este artigo para descobrir se é ou não uma infecção urinária.

Dor e queimação são sintomas de infecção urinária?

A resposta é sim. A infecção urinária costuma causar dor e queimação na hora de urinar. Esses são sintomas característicos desse problema, por isso, quando eles ocorrem, é natural pensar que se trata de uma infecção. Esse quadro clínico também pode causar outros sintomas, como:

  • dor na bexiga ou na uretra;
  • sensação de peso na região pélvica;
  • pontadas na região pélvica;
  • urgência para urinar;
  • sensação constante de bexiga cheia.

Também podem ocorrer outras manifestações, já que os sintomas dependem da estrutura que foi afetada pela infecção. De toda forma, a dor e a queimação já acendem um sinal de alerta, mas é importante saber que nem sempre se trata realmente de uma infecção urinária.

Quais outros problemas podem causar dor e queimação ao urinar?

Popularmente, a dor e a queimação na hora de urinar são associadas às infecções urinárias. Isso é compreensível, afinal, como explicamos, esses dois sintomas são muito característicos desse tipo de problema. Mas não podemos esquecer que ele não é o único que causa esses desconfortos.

Existem diversas outras doenças e fatores que podem causar dor e queimação na hora de urinar. Isso pode acontecer, por exemplo, em decorrência da candidíase, que consiste na proliferação excessiva de fungos na região íntima. Nesses casos, ocorre também:

  • coceira na região íntima;
  • corrimento esbranquiçado;
  • vermelhidão;
  • desconforto nas relações sexuais.

A presença de pedras no trato urinário também pode causar dor e queimação na hora de urinar. Quando o problema são as pedras nos rins, outros sintomas acontecem, como:

  • presença de sangue na urina;
  • dor na lateral das costas;
  • cólicas;
  • náuseas e vômitos.

As infecções sexualmente transmissíveis são mais um problema que pode causar dor e queimação. Nesses casos também ocorrem sintomas associados, e as manifestações dependem do tipo de infecção contraída.

Até mesmo pequenas feridas na região genital, alergias e irritações podem causar dor e queimação na hora de urinar. Portanto, nem sempre se trata de uma infecção do trato urinário.

Devo procurar um médico?

Todas as possíveis causas de dor e queimação na hora de urinar precisam receber a atenção de um médico. Sendo assim, se você perceber esses dois sintomas e ainda outros que possam vir associados, é fundamental agendar uma avaliação com o especialista.

Cada um dos problemas que citamos precisa receber o devido tratamento, ainda que seja apenas uma irritação na região genital. Mas não podemos esquecer que a dor e a queimação também podem estar relacionadas a condições que requerem mais atenção, como a própria infecção do trato urinário e ainda as infecções sexualmente transmissíveis.

Portanto, não ignore a dor e a queimação na hora de urinar. Agende uma consulta com o especialista para entender ao certo o que está acontecendo, fazer o tratamento correto e evitar complicações.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra se a candidíase causa coceira intensa e veja quais são os outros sintomas desse problema, além das formas de prevenção.
Ler Mais
 | 17 / 05 / 23
Neste post falaremos sobre infecção urinária e candidíase, alertando a importância de um diagnóstico preciso e os possíveis tratamentos a partir dele. Acompanhe!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross