BLOG

Infecção urinária

O que é?

A infecção urinária nada mais é do que a presença anormal de microrganismos que se alojam em alguma região do trato urinário. Pode acontecer também de a bactéria já estar lá, mas não desenvolver nenhum sintoma.

As mulheres estão muito mais propensas a esse tipo de infecção, uma vez que a extensão da uretra é mais curta do que a dos homens, o que facilita o surgimento do problema.

A doença possui uma estimativa de 80% a 90% dos casos em mulheres, com maior incidência na idade reprodutiva e na menopausa, por conta da queda do hormônio estrogênio.

Causas

Uma das principais causas da infecção urinária é a presença de uma bactéria chamada E.coli, que envolve o trato urinário. Essa bactéria se faz presente de forma natural no intestino de todas as pessoas, porém, alguns fatores como a higiene íntima feita de forma inadequada, e a pouca ingestão de água durante o dia, facilitam o surgimento da doença.

Na maioria das vezes, a infecção acaba passando despercebida, e o corpo segue combatendo a bactéria normalmente. Mas, quando surgem os primeiros sinais de dor ou ardência ao urinar, já se deve procurar o médico para iniciar o melhor tratamento.

O ato de segurar a urina é um facilitador para a colonização de bactérias. E as relações sexuais também podem facilitar as infecções urinárias.

Sintomas

Entre os sintomas de infecção urinária nas mulheres, estão:

  • Aumento da frequência urinária;
  • Noctúria;
  • Dores e ardência ao urinar;
  • Sangramento na urina;
  • Alterações na urina (cor escura, odores fortes).
  • Sensação de esvaziamento incompleto.

Existem casos um pouco mais graves onde a febre, dores lombares e mal estar poderão surgir.

Diagnóstico

A infecção urinária, quando tratada de forma inadequada, pode comprometer o trato urinário alto (rins). Independente da idade da paciente, as mulheres são as que mais sofrem com esse problema, principalmente pela uretra ser mais curta e estar perto do ânus, o que faz com que as bactérias das fezes tenham mais facilidade em causar a infecção.

O diagnóstico da infecção urinária costuma ser feito através dos sintomas. Geralmente, a infecção é comprovada por um exame de urina, que poderá determinar a quantidade de bactérias existentes na amostra coletada e o antibiótico o qual essa bactéria é sensível.

O médico ainda poderá solicitar outros exames para investigar o aparelho urinário, tais como ultrassonografia das vias urinárias e a tomografia das vias urinárias.

Tratamento

O tratamento de infecção urinária varia de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo de bactérias e gravidade do problema, e leva em consideração a função renal, idade e estar ou não gestante.

São indicados antibióticos, podendo ter dose única ou até longa duração. Além disso, é importante se preocupar com a hidratação, ingerindo grande quantidade de líquido diariamente.

Quando a infecção é mais severa, será feita a internação da paciente para o tratamento com antibiótico endovenoso.

Prevenção

Para prevenir a doença e evitar que ela se torne frequente, o ideal é realizar o acompanhamento médico.
Existem outros meios de prevenção da doença, como:

  • Consumo de vitamina C;
  • Ingerir suco de cranberry;
  • Urinar após as relações sexuais;
  • Beber muita água;
  • Evitar segurar a urina.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?