Logo Clínica Rubens do Val

Menopausa: o que a ciência está fazendo?

Atualizado em 29/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A menopausa, que representa o desfecho do ciclo menstrual, muitas vezes é erroneamente expressa como "estou na menopausa" ao referir-se à última menstruação.

No post de hoje, abordaremos o climatério, diferenciando-o da menopausa e destacando a proximidade médico-paciente, a individualização da reposição hormonal.  Confira!

Menopausa e Climatério

É importante ressaltar que não estamos falando apenas de pacientes na menopausa, mas sim de pacientes no climatério. A menopausa marca o fim da menstruação, mas muitas vezes erroneamente utiliza-se o termo "estou na menopausa" ao se referir à última menstruação. Na realidade, após a menopausa, inicia-se o climatério.

Atualmente, a abordagem da menopausa e do climatério destaca a proximidade da paciente com o médico. Essa abordagem inclui a realização regular de exames preventivos, como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, transvaginal, ultrassom do abdômen, ultrassom de mama, mamografia, densitometria óssea e análises laboratoriais.

Reposição Hormonal durante o Climatério

No climatério, a reposição hormonal é uma estratégia significativa. No entanto, é crucial que essa reposição hormonal seja individualizada e baseada em uma avaliação cuidadosa da paciente, considerando suas necessidades específicas.

Não existe uma abordagem padronizada de reposição hormonal; ao contrário, cada paciente requer uma reposição hormonal específica

Terapia Hormonal 

O uso de medicamentos de farmácia não é obrigatório; há alternativas como o implante ou o tratamento transdérmico.

Existem diversas opções, e para definir a melhor abordagem, a paciente precisa passar por uma avaliação detalhada. É essencial conhecer os antecedentes da paciente, incluindo os neoplásicos e os relacionados a fenômenos tromboembólicos. Essas informações devem ser minuciosamente estudadas antes de iniciar qualquer terapia. A terapia hormonal é o ponto de partida, seguida por uma série de outras abordagens complementares.

Sedentarismo

No climatério, o sedentarismo é uma situação muito comum. Esse estilo de vida é prejudicial, especialmente porque, nessa fase, a paciente enfrenta diversos sintomas climatéricos, como ondas de calor, ressecamento vaginal, indisposição, alterações de humor e insônia. Além disso, há uma acentuada sarcopenia. Associada ao sedentarismo, essa sarcopenia tende a se intensificar. Portanto, a prática regular de atividade física é fundamental para as pacientes em climatério.

Importância de uma dieta adequada

A alimentação adequada, equilibrada e orientada por um nutricionista competente deve ser considerada como um tratamento complementar durante o climatério. Dietas bem elaboradas contribuem significativamente para o sucesso de toda a terapêutica, além de manterem o sistema digestivo em bom funcionamento.

Suporte Emocional

Além disso, muitas vezes é necessário contar com um suporte emocional e psicológico durante essa fase. Um profissional de psicologia, seja ele um psicólogo ou psicóloga, pode fornecer um auxílio valioso nesse período.

Portanto, o tratamento do climatério é, na verdade, uma abordagem multiprofissional, abrangendo diversos aspectos que demandam atenção e cuidado.

Quando se aproxima do momento da última menstruação, é recomendável procurar o ginecologista, iniciar uma conversa, obter informações relevantes e seguir esse tipo de abordagem. Embora inicialmente possa parecer um procedimento tedioso, com o tempo, você se adaptará e retomará sua vida normal.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 11 / 23
Descubra o tratamento da endometriose no climatério. Sem produção estrogênica, a cura acontece naturalmente. Conheça mais sobre esse processo.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
O ressecamento vaginal ocorre depois da parada da menstruação e pode causar incômodo na relação sexual. Saiba como tratar isso!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross