Logo Clínica Rubens do Val

Menopausa e endometriose: Quais as opções de tratamento?

Atualizado em 22/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele. Isso pode causar dores intensas e afetar a fertilidade. Apesar de rara, essa condição requer cuidados específicos para gerenciar seus sintomas.

Neste texto, vamos explicar qual a forma de tratamento da endometriose após a menopausa. Além disso, vamos explicar a diferença entre a menopausa e o climatério, fases que muitas vezes são confundidas. Confira!

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

Uma paciente e seguidora nossa, que tem endometriose, nos perguntou qual as opções de tratamento da endometriose na menopausa. Mas, antes de sanar essa dúvida, é importante entender a diferença entre menopausa e climatério.

A menopausa é a última menstruação da mulher, já o climatério é a fase que sucede a menopausa. Então, só depois de um ano que vocês passaram sem menstruar, aí a gente pode dizer que vocês estão no climatério.

Tratamento da endometriose no climatério

Essa paciente nos pergunta sobre o tratamento da endometriose no climatério, mas, na verdade, o climatério é o tratamento da endometriose.

A partir do instante que a paciente teve a menopausa e entrou no climatério, esse ovário deixa de ter produção estrogênica (estrógeno), o que faz com que a endometriose se cure, já que a ausência do estrogênio cura ou estabiliza a endometriose.

Então, o climatério (a "menopausa") na verdade é o grande tratamento na endometriose.

Exceções 

Nós já tivemos casos muito raros aqui no consultório de endometriose no climatério, e aí a paciente segue a ordem geral para o tratamento de endometriose. Dependendo da sintomatologia e do tamanho das lesões, ela vai operar e vai tratar da mesma forma que uma endometriose fora do climatério, mas é muito raro.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 29 / 11 / 23
Explore a transição para o climatério, destacando a importância da proximidade médico-paciente. Conheça a individualização da reposição hormonal, alternativas ao tratamento padrão e a relevância da atividade física e dieta equilibrada.
Ler Mais
 | 08 / 11 / 23
Descubra o que é a endometriose e como ela pode afetar a saúde das mulheres. Saiba mais sobre essa condição médica, seus sintomas e opções de tratamento.
Ler Mais
1 2 3 8
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta

Clínica Rubens Do Val 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado em:
15:21 | 27/02/2024
magnifiercross