Logo Clínica Rubens do Val

Todo tratamento de Endometriose é cirúrgico?

Atualizado em 08/11/2023
Tempo de leitura: < 1 min.

A endometriose é uma condição médica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido semelhante ao revestimento do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, muitas vezes nas regiões pélvicas. Essa condição pode causar uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo dores pélvicas intensas e problemas de fertilidade.

Uma dúvida frequente entre as pacientes com endometriose, é se essa condição só pode ser tratada de forma cirúrgica, considerando isso, fizemos esse post para esclarecer essa dúvida. Confira!

A endometriose só pode ser tratada com cirurgia?

A endometriose é uma patologia que trabalhamos com muita frequente aqui no nosso serviço.

Uma paciente e seguidora, nos perguntou se todo tratamento de endometriose é cirúrgico.

Não, não é cirúrgico. O tratamento de endometriose além de cirúrgico também pode ser clínico, dependendo da sintomatologia da paciente, de quanto ela tem dor.

Como é feito o tratamento não cirúrgico

Normalmente, você pode tratar algumas endometrioses iniciais com hormônios. Isso pode proporcionar alívio dos sintomas e durar anos com acompanhamento para verificar o aumento dos focos de endometriose.

Uma vez que não haja aumento, você pode manter o tratamento hormonal.

Já em pacientes um pouco mais velhas, muitas vezes a opção é o uso de medicamentos ou a entrada na menopausa para resolver o problema. 

Portanto, nem todo tratamento de endometriose é cirúrgico, e temos vários casos aqui no consultório que são tratados por um bom tempo sem intervenção cirúrgica.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 03 / 24
Saiba sobre a endometriose, uma condição que causa dor pélvica e desconforto durante as relações sexuais. Descubra opções de tratamento. Saiba mais!
Ler Mais
 | 22 / 11 / 23
Descubra o tratamento da endometriose no climatério. Sem produção estrogênica, a cura acontece naturalmente. Conheça mais sobre esse processo.
Ler Mais
1 2 3 6
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross