Logo Clínica Rubens do Val

Coceira intensa na região íntima pode ser candidíase?

Atualizado em 18/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A coceira intensa pode ser um dos sintomas da candidíase, mas é importante observar ainda outras manifestações, já que esse sinal pode ser decorrente, também, de situações como uma simples alergia ou irritação na pele.

coceira intensa na regiao intima pode ser candidiase clinica rubens do val bg

A candidíase é popularmente conhecida apenas como cândida. Trata-se de uma infecção causada por fungos, na maioria das vezes, pelo Candida albicans. Essa infecção também recebe o nome de monolíase vaginal.

É bastante comum entre as mulheres, mas causa um desconforto considerável. Afinal, a irritação desencadeia uma série de sintomas. Mas será que a coceira intensa também pode ser um sinal de candidíase? Continue lendo para ver a resposta.

A candidíase causa coceira?

Um dos principais sintomas da candidíase é de fato a coceira intensa. Quando o fungo se prolifera de uma forma exagerada, ele provoca o prurido, que parece aumentar quanto mais a pessoa coça.

Mas esse não é o único sintoma de candidíase. O quadro também vem acompanhado de corrimento esbranquiçado e espesso, às vezes esverdeado, coloração avermelhada na vagina e escoriações na região da vulva.

É importante observar esses outros desconfortos, já que a coceira intensa, de forma isolada, pode estar associada, por exemplo, a alergias a produtos de higiene, ou mesmo do tecido da roupa íntima.

Por que a coceira acontece?

A candidíase provoca coceira porque quando o fungo se prolifera de forma exagerada ele causa irritação e inflamação na região íntima da mulher. Por consequência, o organismo reage à ação dos micro-organismos e a coceira se manifesta.

Ela é realmente intensa, mas o ato de coçar não soluciona o desconforto. Na verdade, o ideal é tomar cuidado porque coçar agrava a situação, afinal, podem seguir lesões na pele, fazendo com que ela fique ainda mais sensível e inflamada.

O que fazer para aliviar esse desconforto?

Manter a região limpa e seca pode ajudar a reduzir os desconfortos causados pela candidíase. Também é muito importante permitir que a pele respire, ou seja, evitar o uso de peças de roupa que deixam a área abafada.

É interessante dar preferência para as roupas íntimas de algodão e evitar calças ou shorts muito apertados. Entretanto, este é apenas um alívio porque o ideal é buscar o conselho do ginecologista para administrar corretamente a medicação a fim de conter a proliferação do fungo. Somente com o tratamento correto os desconfortos irão embora.

Como prevenir a candidíase?

É importante ressaltar que a candidíase não é uma doença contraída sexualmente. Isso porque o fungo já vive na pele naturalmente, mas ele se prolifera em excesso quando as condições estão apropriadas para isso.

Sendo assim, o ideal é adotar hábitos que evitem essa proliferação excessiva, como: 

  • evitar o uso de protetores diários constantemente;
  • preferir roupas íntimas de algodão;
  • manter as peças íntimas sempre limpas e secas;
  • utilizar sabonetes líquidos;
  • manter as toalhas de banho sempre limpas;
  • fortalecer a imunidade;
  • garantir uma boa higiene pessoal.

Apesar de todos esses cuidados, a candidíase pode se manifestar porque algumas pessoas têm mais suscetibilidade para isso. Então, se o problema acontecer, o ideal é buscar a ajuda do ginecologista para conter a infecção e evitar desconfortos maiores.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 16 / 07 / 24
Está enfrentando corrimento ou desconforto genital? Esses podem ser sinais da tricomoníase, uma infecção sexualmente […]
Ler Mais
 | 28 / 05 / 24
Problemas como os cistos, apesar de comuns, podem evoluir para situações graves se não forem […]
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
11:19 | 04/09/2024
magnifiercross