As varizes pélvicas são uma condição muitas vezes negligenciada, mas que pode causar desconforto significativo, como dores intensas na região pélvica. Embora sejam semelhantes às varizes das pernas, elas ocorrem em veias ao redor do útero e dos ovários, impactando diretamente a qualidade de vida das pacientes. Conheça os sintomas, entenda como o diagnóstico é feito e explore as opções de tratamento.
O que são varizes pélvicas e qual o tratamento?
As varizes pélvicas, na verdade, nada mais são do que as próprias varizes que ocorrem nos membros inferiores, mas localizadas na região pélvica, ao redor das veias do útero e do ovário.
O principal problema das varizes pélvicas é que elas estão associadas à dor, conhecida como algia pélvica. Esses são os principais sintomas e dificuldades enfrentados pelas pacientes.
Normalmente, o diagnóstico é realizado quando a paciente procura o ginecologista devido a essa dor pélvica. Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento. Existem diversos tratamentos para as varizes pélvicas, incluindo opções cirúrgicas e, atualmente, procedimentos endovasculares, como a embolização das varizes.
Independentemente do tratamento escolhido, geralmente ocorre uma grande melhora no quadro clínico, aliviando a dor. É importante destacar que, além do desconforto, as varizes pélvicas normalmente não causam outros problemas significativos para a saúde da mulher. O principal impacto é a dor, que pode variar em intensidade.
De acordo com o grau da dor e com a resposta da paciente a tratamentos mais simples, pode ser necessário avançar para um tratamento cirúrgico ou para a embolização por cirurgia endovascular.