BLOG

Cólica intensa pode ser um sinal de endometriose. Consulte o médico ginecologista

Muitas mulheres sentem cólicas intensas quando chega o período menstrual. O incômodo pode provocar até mesmo limitações, prejudicando a vida pessoal e profissional. Embora seja um sintoma característico da menstruação, em muitos casos esse é um sinal de endometriose.

Esse problema é muito comum e atinge diversas mulheres em todo o Brasil. No entanto, é importante que seja tratado, uma vez que pode trazer complicações. De toda forma, é preciso ficar atenta porque nem sempre essas cólicas intensas são sinais de endometriose.

Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, preparamos este artigo a fim de explicar exatamente o que é endometriose e o que você pode fazer quando se manifestar uma cólica intensa. Continue lendo e veja como se cuidar ainda melhor!

O que é endometriose?

O endométrio é um tecido que cresce no interior do útero. Ele forma uma espécie de cama onde o embrião se alojará a fim de se desenvolver. Esse tecido se renova todos os meses, sendo eliminado do organismo da mulher por meio da menstruação.

A endometriose se caracteriza pela formação do endométrio para fora do útero. Ou seja, ele cresce em regiões próximas ou mesmo distantes desse órgão. Pode se desenvolver no ovário, nas trompas, no intestino e até mesmo na bexiga.

Apesar de o endométrio estar localizado fora da cavidade uterina, quando chega o período da menstruação ele também passa pelo processo de descamação. Por isso, desencadeia cólicas muito intensas, que são o principal sintoma da endometriose.

Embora a endometriose não seja um problema considerado maligno, provoca um grande desconforto para a mulher, além de, em muitos casos, causar dificuldade para engravidar.

Toda cólica intensa é sinal de endometriose?

Embora a cólica intensa seja o principal sintoma da endometriose, nem sempre a sua manifestação significa que a mulher desenvolveu esse problema. Em alguns casos o incômodo pode ser simplesmente as cólicas convencionais do período menstrual.

De toda a forma outros problemas também podem levar à manifestação desse sintoma. Esse é o caso de condições como:

  • pólipos;
  • miomas;
  • adenomiose;
  • excesso de retroversão uterina.
Sendo assim, nem sempre ter uma cólica muito intensa significa que o endométrio está se desenvolvendo para fora do útero. Portanto, o tratamento para esse problema pode ser diversificado em função da sua origem.

O que fazer em caso de cólica intensa?

É válido lembrar que a maioria das mulheres sente cólicas durante o período menstrual, mas, realmente, para algumas as dores e incômodos são muito mais expressivos. Conforme explicamos, isso pode ser sinal de endometriose.

O ideal é não ignorar os desconfortos que estão se manifestando, afinal, eles podem ter origem em outras patologias. Sendo assim, antes de recorrer a algum medicamento, prefira procurar um ginecologista.

O profissional fará todos os exames necessários para verificar se as cólicas realmente são decorrentes de uma dismenorreia comum, se podem estar associadas com outras complicações de saúde ou se de fato são provenientes da endometriose.

Assim, recomendará o tratamento mais adequado, dependendo da necessidade de cada mulher, para alcançar os resultados esperados e sem colocar em risco a saúde dela. Portanto, em caso de cólicas intensas, a medida mais adequada é procurar um ginecologista.

Além disso, ao longo da vida a mulher pode perceber algumas mudanças em seu ciclo menstrual ou nos sintomas que se manifestam em função dele. Caso as cólicas intensas comecem a surgir, é importante consultar o médico para verificar se é um processo natural ou se está associado a algum problema.

Sentir cólicas é normal, mas quando muito intensas pode não ser. Por isso, em caso de dúvida não hesite em solicitar ajuda profissional. Dessa forma você poderá proceder do modo correto para ter mais de qualidade de vida e bem-estar em todos os períodos do mês.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

ACOMPANHE NO INSTAGRAM @CLINICARUBENSDOVAL

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

@clinicarubensdoval

FUNCIONAMENTO
SEG. A SEX: 08:00 ÀS 21:00
SAB: 08:00 ÀS 12:00

agende-sua-consulta-rubens-do-val

TELEFONES

 UNIDADE PINHEIROS 
            Central de atendimento:
            (11) 2227-8844
            99817-1580
            99905-4101

 UNIDADE TATUAPÉ
            (11) 2227-8844

 UNIDADE BARUERI
            (11) 2227-8844

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

FUNCIONAMENTO

SEG. A SEX: 08:00 ÁS 21:00

SAB: 08:00 ÁS 12:00

TELEFONES

UNIDADE PINHEIROS
Central de atendimento:
(11) 2227-8844
99817-1580
99905-4101

UNIDADE TATUAPÉ
(11) 2227-8844

UNIDADE BARUERI 
(11) 2227-8844

@CLINICARUBENSDOVAL

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

× Como posso te ajudar?