Logo Clínica Rubens do Val

Como saber se tenho mioma? Quais são os sintomas?

Tempo de leitura: 2 min.

Miomas (ou leiomioma) são nódulos benignos constituídos de músculo liso que reveste a parede uterina (miométrio). Segundo a FEBRASGO, 80% das mulheres em idade fértil têm miomas, sendo mais frequentes em mulheres negras, com história familiar da doença e que nunca gestaram um filho (nulíparas).

O desenvolvimento do mioma está relacionado principalmente, com a produção dos hormônios femininos, que são produzidos durante o período fértil e como também existem fortes indícios de relação direta com alterações genéticas de cada mulher. Os miomas raramente são nódulos únicos e podem apresentar-se em tamanhos variados, assim como em várias partes do útero.

Eles podem se localizar dentro da cavidade uterina (miomas submucosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na superfície do útero (miomas subserosos).

Sintomas

A maioria das mulheres podem permanecer assintomática por um longo tempo, descobrindo que possuem miomas ao realizar exames de rotina ou ao engravidar. Os sintomas se apresentam proporcionalmente ao número, tamanho e localização dos miomas. 

O sintoma mais comum é o sangramento vaginal excessivo (em geral, com saída de coágulos), principalmente durante a menstruação, muitas mulheres passam dias e até meses com sangramento intenso sem parar. O que é preocupante, pois esse quadro pode provocar anemia

Se os miomas crescem muito, podem comprimir a bexiga e o intestino, levando à incontinência urinária e à constipação intestinal, respectivamente. 

Podem ser acompanhadas de outros sintomas:

  • Cólicas menstruais;
  • dor durante o ato sexual;
  • dores pélvica ou lombar.

Como saber se tenho mioma?

Para saber se você tem mioma, é importante que você esteja atenta aos sinais e  sintomas. Como já citado, o sangramento intenso é o sintoma mais comum do mioma. Procure um ginecologista, ele é o profissional mais indicado para avaliar o seu quadro clínico. Durante a sua consulta será avaliada a sua história clínica detalhada, exame físico (exame ginecológico) e solicitação de exames complementares como a ultrassonografia.

“ É importante que você entenda que o mioma é benigno, ou seja, mioma não é um câncer. Mas, requer um tratamento adequado. O objetivo principal é cessar o sangramento e os desconfortos que são característicos desse quadro”,  falou o ginecologista Dr. Rubens do Val.

Tratamento

O tratamento do mioma pode ser medicamentoso ou cirúrgico. O seu médico vai analisar e definir qual a melhor conduta a ser adotada, baseada na sua avaliação clínica e nos resultados dos exames complementares. 

Nos casos em que há a necessidade de realizar a cirurgia (histerectomia total ou parcial) para retirar o mioma, o médico analisará a idade e o desejo da paciente, além da quantidade, tamanho e localização dos nódulos.

A histerectomia parcial ou subtotal é a retirada do corpo uterino e manutenção do colo uterino. A histerectomia total é a retirada do corpo e colo uterino. Em ambos os tipos de retiradas do útero, os ovários e as trompas serão mantidos, exceto se apresentarem algum problema nos exames de imagem ou durante a cirurgia.

Agora você já sabe que o mioma é benigno e pode ser tratado. Procure sempre o seu médico para realizar os exames preventivos e garantir a segurança da sua saúde.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 17 / 01 / 24
Descubra a relação entre o verão e as doenças vaginais, explorando como a candidíase pode aumentar nessa estação.
Ler Mais
 | 31 / 10 / 23
Saiba tudo sobre o Outubro Rosa: prevenção, autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. Descubra a importância da mamografia e consultas regulares com seu médico para uma vida saudável. Marque uma consulta agora!
Ler Mais
1 2 3 17
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross