O DIU não hormonal pode ser de cobre ou de prata, mais frequentemente de cobre. É um método contraceptivo com duração de cerca de cinco anos e que tem em volta de uma haste de plástico, um fio de cobre que possui uma ação espermicida.
Deve ser colocado de preferência em período de pós-parto ou período menstrual. A paciente não tem nenhuma alteração na produção de seus hormônios, ou seja, funciona simplesmente com a barreira do DIU e a ação do cobre.
Tem uma eficácia em torno de 96, 97% quando bem utilizado, revisado e feito os ultrassons de controle para ver se o DIU está no lugar.
Trata-se de um DIU que em volta da tira plástica, tem um pet de hormônio com uma liberação lenta diária de uma micro-dose de progesterona.
Isso vai levar a grande maioria das pacientes a um quadro de amenorreia, ou seja, a falta de menstruação ou ausência de menstruação.
É um DIU muito indicado para pacientes com problemas menstruais, cólicas, TPM, distúrbios menstruais de uma forma geral. Também muito utilizada em pacientes com endometriose. Possui uma eficácia em torno de 99%.
Em resumo, são dois métodos extremamente eficazes, um girando com eficácia em torno de 97% e outro acima de 99%, DIU hormonal, e de intensa praticidade para a paciente.