BLOG

Incompetência istmo cervical: como prevenir?

A incompetência ou insuficiência istmo cervical se trata de uma fraqueza do orifício interno do colo do útero possibilitando a prematuridade ou nascimento dos bebês antes da hora.

Diagnóstico da incompetência istmo cervical

O diagnóstico clínico é feito pelas perdas. A paciente aparece no seu consultório dizendo que perdeu um bebê com 25 semanas, depois perdeu o outro na 18ª semana e assim sucessivamente.

 

Prevenção da incompetência istmo cervical

A prevenção da incompetência istmo cervical nada mais é do que um ultrassom transvaginal para medir o colo do útero que deve ser realizado em torno da 20ª semana em conjunto com ultrassom morfológico no segundo trimestre.

A medida desse colo não pode ser menor do que 26 milímetros. Caso você tenha o colo abaixo de 26 milímetros, poderá entrar com uma prevenção e tratamento para evitar essa prematuridade, mesmo numa paciente primigesta, ou seja, que nunca havia gestado antes.

Em casos mais sérios, você pode usar um instrumento, chamado pessário. E casos mais sérios ainda, a cerclagem deve ser feita logo no começo da gestação após o ultrassom morfológico do primeiro trimestre com 12 e 13 semanas.

Uma vez diagnosticado e uma vez tratado, você vai coibir essas perdas e, normalmente, essas pacientes vão chegar até o término da gestação com 37 semanas ou mais. Porém, requer uma atenção especial por vezes um repouso cansativo, mas a gente consegue chegar lá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?