Logo Clínica Rubens do Val

Incompetência istmo cervical: como prevenir?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A incompetência ou insuficiência istmo cervical se trata de uma fraqueza do orifício interno do colo do útero possibilitando a prematuridade ou nascimento dos bebês antes da hora.

Diagnóstico da incompetência istmo cervical

O diagnóstico clínico é feito pelas perdas. A paciente aparece no seu consultório dizendo que perdeu um bebê com 25 semanas, depois perdeu o outro na 18ª semana e assim sucessivamente.

Prevenção da incompetência istmo cervical

A prevenção da incompetência istmo cervical nada mais é do que um ultrassom transvaginal para medir o colo do útero que deve ser realizado em torno da 20ª semana em conjunto com ultrassom morfológico no segundo trimestre.

A medida desse colo não pode ser menor do que 26 milímetros. Caso você tenha o colo abaixo de 26 milímetros, poderá entrar com uma prevenção e tratamento para evitar essa prematuridade, mesmo numa paciente primigesta, ou seja, que nunca havia gestado antes.

Em casos mais sérios, você pode usar um instrumento, chamado pessário. E casos mais sérios ainda, a cerclagem deve ser feita logo no começo da gestação após o ultrassom morfológico do primeiro trimestre com 12 e 13 semanas.

Uma vez diagnosticado e uma vez tratado, você vai coibir essas perdas e, normalmente, essas pacientes vão chegar até o término da gestação com 37 semanas ou mais. Porém, requer uma atenção especial por vezes um repouso cansativo, mas a gente consegue chegar lá.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 02 / 24
Descubra recomendações valiosas para uma recuperação pós-parto bem-sucedida. Saiba mais!
Ler Mais
 | 09 / 11 / 23
Existem vários cuidados que precisam ser adotados no pré-natal para que a mulher tenha uma […]
Ler Mais
1 2 3 24
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross