Índice
A infecção urinária nada mais é do que a presença anormal de microrganismos que se alojam em alguma região do trato urinário. Pode acontecer também de a bactéria já estar lá, mas não desenvolver nenhum sintoma.
As mulheres estão muito mais propensas a esse tipo de infecção, uma vez que a extensão da uretra é mais curta do que a dos homens, o que facilita o surgimento do problema.
A doença possui uma estimativa de 80% a 90% dos casos em mulheres, com maior incidência na idade reprodutiva e na menopausa, por conta da queda do hormônio estrogênio.
Uma das principais causas da infecção urinária é a presença de uma bactéria chamada E.coli, que envolve o trato urinário. Essa bactéria se faz presente de forma natural no intestino de todas as pessoas, porém, alguns fatores como a higiene íntima feita de forma inadequada, e a pouca ingestão de água durante o dia, facilitam o surgimento da doença.
Na maioria das vezes, a infecção acaba passando despercebida, e o corpo segue combatendo a bactéria normalmente. Mas, quando surgem os primeiros sinais de dor ou ardência ao urinar, já se deve procurar o médico para iniciar o melhor tratamento.
O ato de segurar a urina é um facilitador para a colonização de bactérias. E as relações sexuais também podem facilitar as infecções urinárias.
Entre os sintomas de infecção urinária nas mulheres, estão:
Existem casos um pouco mais graves onde a febre, dores lombares e mal estar poderão surgir.
A infecção urinária, quando tratada de forma inadequada, pode comprometer o trato urinário alto (rins). Independente da idade da paciente, as mulheres são as que mais sofrem com esse problema, principalmente pela uretra ser mais curta e estar perto do ânus, o que faz com que as bactérias das fezes tenham mais facilidade em causar a infecção.
O diagnóstico da infecção urinária costuma ser feito através dos sintomas. Geralmente, a infecção é comprovada por um exame de urina, que poderá determinar a quantidade de bactérias existentes na amostra coletada e o antibiótico o qual essa bactéria é sensível.
O médico ainda poderá solicitar outros exames para investigar o aparelho urinário, tais como ultrassonografia das vias urinárias e a tomografia das vias urinárias.
O tratamento de infecção urinária varia de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo de bactérias e gravidade do problema, e leva em consideração a função renal, idade e estar ou não gestante.
São indicados antibióticos, podendo ter dose única ou até longa duração. Além disso, é importante se preocupar com a hidratação, ingerindo grande quantidade de líquido diariamente.
Quando a infecção é mais severa, será feita a internação da paciente para o tratamento com antibiótico endovenoso.
Para prevenir a doença e evitar que ela se torne frequente, o ideal é realizar o acompanhamento médico.
Existem outros meios de prevenção da doença, como: