O parto normal e a cesárea são dois dos métodos mais comuns de se fazer um parto. Enquanto a cesárea é um procedimento cirúrgico da qual o feto é retirado por meio de um corte na região abdominal, o parto normal é a expulsão do feto através do canal vaginal. Muito variadas são as opiniões de quem prefere um método e de quem prefere o outro, porém, poderia a cesárea ser feita em uma mulher que anteriormente fez parto normal? Acompanhe neste post!
Nos foi questionado se a paciente pode ter parto normal após um parto cesárea. Sim, pode sim! Existem algumas situações que precisam ser comentadas, mas no geral, não há problema nenhum!
A primeira situação a ser comentada , é de que um parto normal após uma, ou principalmente duas cesarianas, aumenta a incidência de rotura uterina (não de forma grande, porém aumenta).
O segundo é que essas pacientes com cesárea anterior não podem sofrer o processo de indução de parto, não se deve usar a ocitocina para indução de parto
Portanto, pacientes que desejam o parto normal, após cesariana, podem sim tentar e ter este parto normal, guardando essas restrições que eu acabei de citar.
Quando falamos em intervalo interpartal, a literatura diz que o tempo ideal entre dois partos, sejam eles normais ou cesáreas, seja qualquer tipo de parto, é de 2 anos. Então, uma paciente teria seu filho e após 1 ano, 1 ano e pouco, ela engravidaria de novo, mas nada impede que este intervalo seja menor ou maior.