BLOG

O que é Doença Hipertensiva Específica Gestacional (DHEG)?

A doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) ocorre na gestação, mais frequentemente no último trimestre. É uma doença que eleva os níveis pressóricos e causa o inchaço de todo o corpo, principalmente dos membros inferiores.

Essa doença pode estar associada a uma paciente hipertensa crônica que tem a pressão controlada, mas no final da gravidez associa esse problema com a DHEG.

Como tratar a DHEG?

Para controlar a DHEG, você pode adotar uma dieta pobre em sal e repouso, uma dica é dormir do lado esquerdo. Em casos mais graves, a medicação anti-hipertensiva é indicada.

Quando a pressão não está sendo controlada com as medidas acima, e o paciente tem risco de desenvolver DHEG grave ou eclampsia levando à convulsão, o paciente é internado e, às vezes, é necessário adiantar a gravidez tirando o bebê antes da hora para salvar tanto a mãe quanto o bebê.

É importante ressaltar que os quadros graves de doença hipertensiva específica da gravidez estão totalmente associados à falta de assistência médica. Portanto, quando a mãe consulta um obstetra de confiança, faz um bom pré-natal, dificilmente terá alguma coisa mais séria. *Saiba que a rede pública também disponibiliza o pré-natal.*

No início da gravidez, as consultas de pré-natal são feitas 1x por mês, mais para o final da gravidez, são realizadas 2 ou até 3x por mês. Em geral, um bom pré-natal é baseado em 9 consultas. Procure o seu obstetra e faça o pré-natal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?