Logo Clínica Rubens do Val

Pré-natal: cuidados essenciais para uma gravidez saudável

Atualizado em 09/11/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Existem vários cuidados que precisam ser adotados no pré-natal para que a mulher tenha uma gestação saudável. Isso inclui, por exemplo, o acompanhamento médico de rotina, a realização de exames, a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada conforme suas necessidades.

A gestação é um momento muito delicado na vida da mulher e que requer a adoção de cuidados diferentes e hábitos mais saudáveis. Por isso, a realização correta do pré-natal é indispensável para que a futura mamãe saiba como se cuidar nessa fase tão importante.

É verdade que cada mulher tem as suas necessidades porque uma gestação não é igual a outra. De toda forma, existem alguns cuidados básicos no pré-natal que são válidos para praticamente todas as mulheres. Confira nos tópicos a seguir o que é preciso fazer para ter uma gravidez saudável.

Consultas e exames

Esse é o básico para a mulher que está esperando um bebê. O pré-natal precisa ser realizado junto de um médico para acompanhar a evolução da gravidez e recomendar as medidas e cuidados ideais para a mulher, dependendo da sua necessidade e também a do bebê. 

Assim que descobrir a gestação, é fundamental dar início ao pré-natal, comparecer a todas as consultas e realizar todos os exames solicitados pelo médico. Eles monitoram a saúde da mulher, o desenvolvimento do feto e indicam a data prevista para a chegada do bebê.

Alimentação adequada

É verdade que a mulher grávida sente mais fome, mas ela não pode comer qualquer coisa. Afinal, não se trata de se alimentar mais, e sim de se alimentar melhor. Esse cuidado pré-natal é fundamental para que a mulher não ganhe peso em excesso, para garantir nutrientes para ela e para o bebê e também para evitar problemas graves, como o diabetes gestacional.

O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para saber como se alimentar durante a gestação, inclusive para saber aquilo que não é recomendado para mulheres grávidas.

Atividade física

A gestante também pode se exercitar. Aliás, as atividades físicas de baixo impacto e complexidade são importantes para evitar doenças, controlar o peso e aumentar o bem-estar da mulher durante a gravidez.

Alguns exercícios até mesmo preparam o corpo para o momento do parto. Mas antes de praticar atividades é fundamental ter a liberação do médico, e ainda receber o acompanhamento de um educador físico para não correr nenhum tipo de risco.

Imunização

As vacinas também estão presentes no pré-natal. Elas protegem a mãe e o bebê, garantindo mais equilíbrio para a saúde da mulher. As vacinas precisam ser mantidas em dia, como de tétano, hepatite e contra a influenza. Mas o médico poderá solicitar outros imunizantes, dependendo de como está o esquema de vacinação da mulher e daquilo que é solicitado na região onde ela mora.

Saúde mental

A saúde mental precisa de cuidados durante a gestação. A mulher precisa aliviar a ansiedade e o estresse, ter momentos agradáveis e cuidar de si mesma para manter a sua autoestima elevada. Tudo isso ajuda a garantir equilíbrio psicológico para as mudanças que virão a seguir com a chegada do bebê.

Não se esqueça de que o pré-natal precisa ser acompanhado por um bom médico, e que cada mulher tem a sua necessidade. Portanto, evite seguir dicas e receitas caseiras, e só faça aquilo que for liberado pelo seu médico.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 02 / 24
Descubra recomendações valiosas para uma recuperação pós-parto bem-sucedida. Saiba mais!
Ler Mais
 | 01 / 11 / 23
Descubra o que acontece no primeiro trimestre de gravidez para saber quais mudanças vai experimentar no início da gestação.
Ler Mais
1 2 3 24
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross