Logo Clínica Rubens do Val

O que é Metaplasia escamosa?

Atualizado em 27/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Metaplasia escamosa é a regeneração celular que ocorre no colo do útero. O colo do útero é formado por um tecido escamoso e esse tecido escamoso se junta com o tecido glandular da face interna do útero.

Como esse colo do útero tem uma agressão contínua, como alteração de pH, vida sexual, corrimento, cervicite, ele acaba trocando de célula continuamente.

Uma célula escamosa sai, surge um pedaço de epitélio glandular e o organismo regenera a célula escamosa. Essa regeneração que, aliás, é contínua no colo do útero, é chamada de metaplasia escamosa.

Metaplasia escamosa não é um problema, e sim uma solução. É um mecanismo fisiológico que a mulher tem de regenerar o colo uterino e evitar as famosas feridas de colo uterino.

Portanto, quando você ver no seu papanicolau só "metaplasia escamosa", não é para se preocupar, é para ficar tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 20 / 04 / 22
A incompetência istmocervical é a falha de uma região uterina, chamada região istmocervical. No post de hoje, falaremos um pouco sobre seu diagnóstico, prevenção e tratamento. Confira!
Ler Mais
 | 23 / 03 / 22
A Dispareunia são dores que ocorrem na região vaginal da mulher durante ou após o ato sexual. No post de hoje, falaremos sobre isso. Confira!
Ler Mais
1 2 3 5
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?