Logo Clínica Rubens do Val

O que esperar durante o primeiro trimestre de gravidez?

Atualizado em 01/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O primeiro trimestre de gravidez é marcado pelos sintomas característicos da gestação. É um momento especial, quando a mulher descobre que está esperando o bebê e sente a emoção de trazer uma nova vida ao mundo.

Durante a gestação, acontecem muitas mudanças no corpo da mulher. É possível perceber todas essas alterações e, por isso, cada etapa tem as suas próprias características e todas elas têm a sua beleza. Mas o primeiro trimestre de gravidez é um momento muito especial.

Isso porque é quando a mulher descobre que está grávida, começam os planos, as expectativas e surgem até mesmo dúvidas e inseguranças. Para aproveitar da melhor forma esse início de gestação, é importante saber o que esperar durante o primeiro trimestre de gravidez.

Neste artigo você vai saber quais são os momentos especiais desses primeiros meses. Continue lendo!

Os primeiros sintomas

No comecinho da gravidez acontecem alguns sintomas bem incômodos. O corpo da mulher começa a perceber que algo está diferente, então, as mudanças iniciam para aguardar a chegada do bebê. Nesses três primeiros meses os seios ficam mais sensíveis, a mulher pode ter cólicas, constipação, bastante sono e sentir mais vontade de fazer xixi

Os enjoos matinais

Também é durante o primeiro trimestre de gravidez que a mulher tende a sentir mais náuseas e enjoo, principalmente pela manhã. Ainda não se sabe ao certo por que isso acontece, mas existem explicações.

Como o corpo da mulher ainda não está acostumado à presença do feto, o enjoo poderia ser uma resposta, como uma tentativa de defesa. Mas também existe a hipótese de que o hormônio da gravidez atue sobre a área do cérebro responsável por esse sintoma. Assim, a produção desse hormônio faz com que a mulher fique nauseada.

O cansaço durante o dia

Também é muito comum que no primeiro trimestre de gravidez a mulher se sinta bastante cansada. Como você viu, ela pode ter mais sono, e isso acontece porque o organismo está precisando de mais energia.

Ele se desgasta bastante para formar essa nova vida. Não é à toa que a mulher precisa de uma alimentação muito equilibrada e de bastante vitamina para suprir as necessidades dela e do bebê. O cansaço também é uma forma de poupar energia para que a gestação seja saudável.

A ansiedade do parto

O primeiro trimestre de gravidez gera bastante ansiedade por causa de todas essas novidades e a mulher já começa a ficar na expectativa pela chegada do bebê. Mas tenha calma porque ainda restam alguns meses.

Para controlar um pouco a ansiedade, você pode utilizar a calculadora gestacional e descobrir qual é a data provável do parto. Assim conseguirá se planejar ainda melhor para esse momento tão esperado.

Não se esqueça de que os cuidados no primeiro trimestre de gravidez são fundamentais, pois esta é uma fase delicada. Então, cumpra corretamente o pré-natal e siga todas as instruções do seu médico. 

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 02 / 24
Descubra recomendações valiosas para uma recuperação pós-parto bem-sucedida. Saiba mais!
Ler Mais
 | 09 / 11 / 23
Existem vários cuidados que precisam ser adotados no pré-natal para que a mulher tenha uma […]
Ler Mais
1 2 3 24
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross