A reposição hormonal, corretamente chamada de Terapia Hormonal, é um tratamento que auxilia na reposição dos hormônios que, durante o período pós menopausa e climatério, diminuem sua produção.
De acordo com estudos feitos pela Universidade Estadual de Campinas, 19,5% das mulheres brasileiras fazem ou já fizeram reposição dos níveis de progesterona e estrogênio por volta dos 50 anos de idade.
Índice
A terapia hormonal pode ser feita por meio de medicamentos compostos por hormônios naturais e sintéticos. Esses medicamentos contém uma fórmula molecular igual ao do endométrio, produzido pelo corpo humano.
O tipo de tratamento dependerá muito dos sintomas que a paciente apresenta. Para aquelas que preservaram o útero, a terapia de combinação é a mais indicada, pois ela contém estrógeno e progesterona.
Para a terapia feita com medicamentos, existem alguns tipos que podem ser indicados, tais como:
Terapia com estrogênio: Aqui, são utilizados medicamentos que contém apenas estrogênio, como o estradiol por exemplo.
Terapia com estrogênio e progesterona: No caso desta terapia, é usada uma medicação que contém progesterona natural ou sintética, combinada com estrogênio.
Além disso, a reposição hormonal pode ser realizada também por meio de dosagens baixas, via oral ou transdérmica, onde o medicamento é aplicado diretamente na pele para que os hormônios sejam liberados e logo após atinjam a corrente sanguínea.
A reposição hormonal oferece benefícios para as mulheres, entre eles:
Os incômodos da menopausa podem ser aliviados ainda por meio de alimentação equilibrada, com a ingestão de frutas cítricas, castanha do Pará e verduras.