Logo Clínica Rubens do Val

Reposição Hormonal: Quais benefícios posso esperar dessa terapia?

Atualizado em 04/10/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A  reposição hormonal, corretamente chamada de Terapia Hormonal, é um tratamento que auxilia na reposição dos hormônios que, durante o período pós menopausa e climatério, diminuem sua produção.

De acordo com estudos feitos pela Universidade Estadual de Campinas, 19,5% das mulheres brasileiras fazem ou já fizeram reposição dos níveis de progesterona e estrogênio por volta dos 50 anos de idade. 

Como é feita a reposição hormonal?

A terapia hormonal pode ser feita por meio de medicamentos compostos por hormônios naturais e sintéticos. Esses medicamentos contém uma fórmula molecular igual ao do endométrio, produzido pelo corpo humano.

O tipo de tratamento dependerá muito dos sintomas que a paciente apresenta. Para aquelas que preservaram o útero, a terapia de combinação é a mais indicada, pois ela contém estrógeno e progesterona.

Medicamentos indicados

Para a terapia feita com medicamentos, existem alguns tipos que podem ser indicados, tais como:

Terapia com estrogênio: Aqui, são utilizados medicamentos que contém apenas estrogênio, como o estradiol por exemplo. 

Terapia com estrogênio e progesterona: No caso desta terapia, é usada uma medicação que contém progesterona natural ou sintética, combinada com estrogênio.

Além disso, a reposição hormonal pode ser realizada também por meio de dosagens baixas, via oral ou transdérmica, onde o medicamento é aplicado diretamente na pele para que os hormônios sejam liberados e logo após atinjam a corrente sanguínea.

E quais são os benefícios da reposição hormonal?

A reposição hormonal oferece benefícios para as mulheres, entre eles:

  • Aumenta a libido;
  • Previne a osteoporose.

Os incômodos da menopausa podem ser aliviados ainda por meio de alimentação equilibrada, com a ingestão de frutas cítricas, castanha do Pará e verduras.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 04 / 05 / 22
As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na vulva de pacientes do sexo feminino. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a Bartholinite. Confira!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross