Ressecamento vaginal é um tema que está muito em moda, principalmente com o aumento da longevidade sexual da mulher.
Essa patologia pode se dar em diferentes épocas da vida da mulher, assim como:
A seguir listamos algumas dúvidas de pacientes que mandaram em nosso instagram @clinicarubensdoval.
Índice
Não existe relação em ambas às partes.
Não, o que pode causar é a retirada dos ovários. Você para de produzir o hormônio feminino e a vagina resseca. É como se fosse uma menopausa cirúrgica, um climatério.
No pós-parto a produção de estrogênio é um pouco mais fraca levando ao ressecamento, assim como a amamentação também pode levar.
Normalmente, depois do término da amamentação ou com o diminuir da amamentação, você tem uma retomada dessa lubrificação vaginal. No caso, o melhor tratamento para isso pode ser o lubrificante íntimo, varia de paciente para paciente, pois é uma coisa temporária.
O mais comum é o do climatério que se dá por falta de hormônio feminino. Você tem uma atrofia do aparelho genital feminino que leva à diminuição da lubrificação vaginal e também pela diminuição do colágeno.
O tratamento pode ser através da reposição tópica de estrogênio tópico. Na grande maioria das vezes, o resultado é muito bom.
Existem algumas situações que a gente não consegue resolver, nessas é aconselhável o uso de hidratantes vaginais. Caso não haja resolução, existe o recurso a laser para resolver esse tipo de patologia.
A recomendação para as mulheres que estão passando por isso é: recorram ao seu ginecologista e tratem porque a vida sexual depois da entrada do climatério deve existir.