BLOG

Sinal de gravidez? Às vezes não! Descubra outros 5 motivos do atraso menstrual

O atraso ou a ausência da menstruação é um dos principais sintomas da gravidez, por isso, quando ela não vem no dia esperado, é natural a mulher sexualmente ativa acreditar que pode estar grávida. No entanto, nem sempre é isso mesmo que acontece.

Existem diversos fatores que afetam o ciclo menstrual feminino, sendo assim, quando a menstruação atrasa não é regra que uma gestação está em curso. Na verdade, em alguns casos isso pode estar relacionado a problemas que precisam de tratamento.

Neste artigo, apresentaremos cinco motivos para a menstruação atrasar, a fim de que você possa conhecer um pouco mais sobre o seu corpo e o que influencia no funcionamento dele. Continue lendo para saber mais!

1. Desequilíbrios hormonais

Diversos hormônios são produzidos pelo corpo da mulher e alguns, ainda que não estejam diretamente relacionados com a reprodução, também afetam o sistema reprodutor. Quando há problemas na tireoide, por exemplo, a mulher pode apresentar atraso em sua menstruação.

Isso também acontece quando há obesidade ou sobrepeso. Isso porque essas condições levam a uma produção aumentada de estrogênio. O contrário também acontece, pois quando há uma perda de peso muito rápida, em função de restrição alimentar ou distúrbios alimentares, pode ocorrer uma interrupção na produção dos hormônios que ocasionam a ovulação.

 

2. Alterações

Quando o sistema reprodutor da mulher é acometido por algum problema, como a síndrome dos ovários policísticos, entre outras condições, ela também pode perceber um atraso ou irregularidades em seu ciclo menstrual.

Todos esses problemas provocam mudanças na produção de hormônios sexuais, como consequência, há uma alteração na ovulação levando à ausência dela, por exemplo, ou um espaço de tempo maior entre uma e outra.

 

3. Métodos contraceptivos

Alguns métodos contraceptivos alteram a produção hormonal da mulher ou modificam o ambiente uterino. Esse é o caso dos anticoncepcionais, seja em pílula, injeção ou implantes, também as substâncias de uso contínuo e o dispositivo intrauterino (DIU).

Durante a utilização desses métodos, a mulher pode perceber um espaçamento da menstruação, ou mesmo a cessação dela. Além disso, depois de parar de tomar a pílula pode demorar um pouco para que o organismo feminino volte a ovular com regularidade.

 

4. Estresse, cansaço e excesso de atividades

Quando a mulher está passando por um período de estresse ou de mudanças muito significativas em sua rotina, também existe a possibilidade de alterações em seu ciclo menstrual, levando ao adiamento da ovulação que, por consequência, acarreta o atraso da menstruação.

A prática excessiva de atividades físicas ou um preparo muito intenso para eventos esportivos também são motivos de atraso na menstruação. Isso acontece em função das mudanças na produção hormonal provocadas pelo esforço físico exagerado.

 

5. Proximidade da menopausa

Toda mulher passa pelo período da menopausa e, quando ele está se aproximando, é natural que comecem a se manifestar algumas alterações na ovulação. Elas levam a atrasos e irregularidades do ciclo menstrual.

É esperado que esse período ocorra entre os 45 e os 55 anos de idade, quando as ovulações começam a ser menos frequentes em função da queda da produção do estrogênio. Mas para algumas mulheres pode acontecer de se manifestar de forma precoce, como aos 40 anos, por exemplo.

Não se esqueça de que cada mulher apresenta um ciclo menstrual diferente. Por isso, o ideal é que você conheça o seu corpo para entender se a condição que está vivendo é comum ou se de fato está apresentando alguma irregularidade.

Em caso de dúvida, não deixe de consultar o ginecologista para que ele possa ajudar a você a entender o que está acontecendo com o seu organismo. Afinal, conforme explicamos, em alguns casos há necessidade de recorrer ao tratamento, por isso é importante contar com um especialista.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

ACOMPANHE NO INSTAGRAM @CLINICARUBENSDOVAL

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

@clinicarubensdoval

FUNCIONAMENTO
SEG. A SEX: 08:00 ÀS 21:00
SAB: 08:00 ÀS 12:00

agende-sua-consulta-rubens-do-val

TELEFONES

 UNIDADE PINHEIROS 
            Central de atendimento:
            (11) 2227-8844
            99817-1580
            99905-4101

 UNIDADE TATUAPÉ
            (11) 2227-8844

 UNIDADE BARUERI
            (11) 2227-8844

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

FUNCIONAMENTO

SEG. A SEX: 08:00 ÁS 21:00

SAB: 08:00 ÁS 12:00

TELEFONES

UNIDADE PINHEIROS
Central de atendimento:
(11) 2227-8844
99817-1580
99905-4101

UNIDADE TATUAPÉ
(11) 2227-8844

UNIDADE BARUERI 
(11) 2227-8844

@CLINICARUBENSDOVAL

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

× Como posso te ajudar?