Logo Clínica Rubens do Val

Ressecamento vaginal: causas e tratamento

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Ressecamento vaginal é um tema que está muito em moda, principalmente com o aumento da longevidade sexual da mulher.

Essa patologia pode se dar em diferentes épocas da vida da mulher, assim como:

  • pós-parto;
  • alterações de pH;
  • corrimento;
  • infecções vaginais;
  • fluxo menstrual;
  • climatério.

A seguir listamos algumas dúvidas de pacientes que mandaram em nosso instagram @clinicarubensdoval.

Ressecamento vaginal x alterações tireoidianas

Não existe relação em ambas às partes.

Remoção do útero pode causar ressecamento vaginal?

Não, o que pode causar é a retirada dos ovários. Você para de produzir o hormônio feminino e a vagina resseca. É como se fosse uma menopausa cirúrgica, um climatério.

Pós-parto x lubrificação

No pós-parto a produção de estrogênio é um pouco mais fraca levando ao ressecamento, assim como a amamentação também pode levar.

Normalmente, depois do término da amamentação ou com o diminuir da amamentação, você tem uma retomada dessa lubrificação vaginal. No caso, o melhor tratamento para isso pode ser o lubrificante íntimo, varia de paciente para paciente, pois é uma coisa temporária.

Qual o ressecamento mais comum que existe?

O mais comum é o do climatério que se dá por falta de hormônio feminino. Você tem uma atrofia do aparelho genital feminino que leva à diminuição da lubrificação vaginal e também pela diminuição do colágeno.

O tratamento pode ser através da reposição tópica de estrogênio tópico. Na grande maioria das vezes, o resultado é muito bom.

Existem algumas situações que a gente não consegue resolver, nessas é aconselhável o uso de hidratantes vaginais. Caso não haja resolução, existe o recurso a laser para resolver esse tipo de patologia.

A recomendação para as mulheres que estão passando por isso é: recorram ao seu ginecologista e tratem porque a vida sexual depois da entrada do climatério deve existir.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 19 / 04 / 22
Cisto no ovário ou cisto ovariano é uma bolsa de líquido formada no ovário, que acomete mulheres de todas as idades. Entenda melhor e saiba como tratar!
Ler Mais
 | 30 / 03 / 22
Flatos vaginais são gases que saem pela vagina durante o ato sexual. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Confira!
Ler Mais
1 2 3 13
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Agende sua consulta