Logo Clínica Rubens do Val

TPM chegou! Saiba o que fazer para amenizar os sintomas

Atualizado em 11/10/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Os sintomas de TPM envolvem manifestações físicas e emocionais, mas elas podem ser controladas com medidas simples. É importante um cuidado pessoal maior e a busca por momentos de tranquilidade e de relaxamento.

Para muitas mulheres, a TPM (tensão pré-menstrual) é um problema que precisa ser enfrentado todos os meses. Ela traz consigo sintomas físicos e psicológicos dos mais variados, e que podem durar por dias.

Esses sintomas são desencadeados pelas alterações hormonais características das variações ao longo do ciclo menstrual. Mas apesar de ser algo natural do organismo feminino, os sintomas da TPM são muito desconfortáveis e prejudicam de forma significativa o bem-estar e a qualidade de vida.

Entretanto, é possível passar por essa fase com mais tranquilidade. Você só precisa saber como aliviar esses sintomas. Continue lendo e descubra.

Busque o bem-estar

Existe a suspeita de que há uma conexão entre os hormônios femininos e os neurotransmissores que causam sensação de prazer e de felicidade. Essa pode ser uma explicação para os sintomas emocionais causados pela TPM.

Sendo assim, nessa fase é importante buscar atividades que causem relaxamento e tranquilidade. Praticar um hobby, manter contato com a natureza, ouvir música e fazer passeios pode ajudar bastante.

Pratique atividades físicas regularmente 

A prática regular de exercícios físicos contribui para o equilíbrio dos hormônios como um todo. É possível reduzir o estresse, a ansiedade e ter uma sensação de bem-estar maior. Além disso, praticar exercícios causa satisfação e ajuda a melhorar a autoestima.

Mantenha uma alimentação equilibrada

O ideal é adotar bons hábitos alimentares todos os dias do mês, mas durante a TPM é particularmente importante manter uma alimentação mais natural. Evite as opções industrializadas, as frituras e o excesso de sal. Assim você mantém o seu corpo nutrido, evita os desconfortos da digestão lenta e pesada e ainda os inchaços corporais provocados pela retenção de líquidos.

Coloque o chá na sua rotina

Algumas plantas medicinais têm propriedades calmantes e relaxantes, como no caso da camomila. Ela pode contribuir para minimizar os sintomas emocionais e psicológicos causados pela TPM.

Além disso, o chá ajuda a manter o organismo hidratado e também contribui para combater a retenção de líquidos. Você pode associar o consumo dele à ingestão adequada de água para evitar o inchaço na TPM.

Controle bem a sua agenda e rotina

Muitas mulheres sentem dificuldade para tomar decisões durante a TPM. Sua produtividade e concentração também podem reduzir. Por isso, é interessante que nesse momento você evite os compromissos mais importantes.

Procure organizar a sua agenda para ter dias tranquilos durante a TPM. Adote o hábito de anotar tudo aquilo que precisa ser feito, pois assim você evita a ansiedade de contar com a sua memória para se lembrar de tudo.

Apesar de os sintomas da TPM serem naturais, em certos casos eles precisam de atenção ginecológica. Isso porque para muitas mulheres os desconfortos são limitantes e atrapalham o seu desempenho nos estudos, no trabalho e até mesmo as relações sociais e familiares.Converse com seu ginecologista para encontrar soluções viáveis para ter mais qualidade de vida nessa época do mês. Vale ressaltar que menstruações muito dolorosas também não são normais e precisam de avaliação.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 04 / 24
Saiba como o DIU pode influenciar seu ciclo menstrual. Descubra possíveis mudanças no fluxo e duração da menstruação. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 16 / 04 / 24
Descubra como o estresse afeta diretamente o ciclo menstrual, desencadeando desequilíbrios hormonais e irregularidades. Saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 11
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross